Dados do Trabalho


Título

Estudo dos triatomíneos e a infectividade por tripanossomatídeos em área indígena da Amazônia Brasileira Ocidental e região de fronteira Brasil/Bolívia.

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma doença tropical negligenciada causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. A principal forma de transmissão da DC é a via vetorial causada pelo contato com as fezes de triatomíneos infectados. A transmissão também pode ocorrer por transfusões de sangue, via vertical (de mãe para o filho) e via oral. Diversas espécies de triatomíneos silvestres são encontradas na Amazônia brasileira, inclusive em áreas indígenas. O monitoramento da ocorrência das espécies de triatomíneos e sua infectividade por tripanossomatídeos são essenciais para a prevenção, controle e eliminação da doença. Os povos indígenas, devido à sua cultura, possuem conhecimento e práticas distintas sobre saúde e doença, tornando os mais suscetíveis a doenças. 

Objetivo (s)

Diante disso, o objetivo deste estudo foi realizar o levantamento da ecofauna de triatomíneos e tripanossomatídeos em uma aldeia indígena da região de fronteira Brasil/Bolívia.

Material e Métodos

Identificou-se as espécies dos triatomíneos, conforme chaves dicotômicas e separados por estágio de desenvolvimento. Realizamos análises moleculares e microscopia, para identificação dos possíveis tripanosomas.  

Resultados e Conclusão

Realizou-se 5 campanhas de coleta, sendo obtido 51 espécimes de triatomíneos (Rhodnius montenegrensis n=30; ninfas com padrões do gênero Rhodnius (I: n=2; II: n=1; III: n=0; IV: n= 3; V: n= 5). Através da análise, por microscopia óptica, do conteúdo intestinal fresco dos insetos, 15 triatomíneos foram positivos para tripanossomatídeos. Para detecção molecular de tripanossomatídeos utilizamos o Fluorescence fragment length barcode (FFLB). Para isto, realizou-se a extração do DNA, dos triatomíneos adultos (A) e ninfa estágio (V) (n=35). Destes, 18 foram positivos para Trypanosoma cruzi (51,5%), classificados geneticamente conforme as Unidade de Tipagem Discretas – DTUs: TcI (A: n= 13; V: n= 1) e TcIV (A: n= 3; V: n= 1) e 1 adulto para Trypanosoma rangeli. Nossos resultados demonstram dados relevantes para a região. A cultura local de consumo de animais silvestres e outros alimentos oriundos da floresta, juntamente com falhas no manuseio adequado desses alimentos, acarreta riscos reais para a população, que em sua maioria não possui boa estrutura de saúde e acompanhamento. Portanto, estes dados podem alertar sobre a necessidade de intensificar as medidas profiláticas visando a proteção da saúde da população.   

Palavras Chave

Rhodnius; Indígenas; Doença de Chagas.

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

André Luiz Rodrigues Menezes , Cicera Alexsandra Costa dos Santos, Teresa Cristina Salustiano Costa Melgar, Lucas Nascimento Cruz, Mariane Albuquerque Lima Ribeiro, Elaine Oliveira Costa Carvalho, Jader Oliveira, Dionatas Ulises Oliveira Meneguetti, João Aristeu Rosa