Dados do Trabalho
Título
Panorama da esporotricose animal no Brasil, entre 2013 e 2022
Introdução
A esporotricose é uma micose de caráter zoonoótico de distribuição mundial, que vêm apresentando aumento expressivo de notificações no Brasil, com registros em todas as regiões do país. O agente etiológico responsável pela infecção é um fungo do gênero Sporothrix, tendo três espécies patogênicas: S. brasiliensis, S. Schenckii e S. globosa, sendo a primeira de maior importância epidemiológica no território nacional.
Objetivo (s)
Tendo em vista o aumento de casos e a importância dessa zoonose a nível nacional este trabalho têm o objetivo de descrever as notificações de esporotricose animal entre 2013 e 2022.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo descritivo de notificações de casos supeitos, utilizando como fonte de informação o banco de dados do Sinan Epizootias, do período de 2013 a 2022 no Brasil. O presente trabalho não contém dados nominais, foi retirado via openDataSUS por meio do portal de transparência ativa, sem necessidade submissão a Comissão de Ética especifica. O software utilizado para análise foi o Microsoft Excel 2016® e foram descritas por meio de frequências relativas e absolutas.
Resultados e Conclusão
Foram identificadas 32.493 notificações, destas 31.166 (95,9%) continham registro de gato como espécie acometida e 1.184 cães (3,6%). Com relação a zona de ocorrência 94,3% foram em zona urbana e 87% das epizootias ocorreram em domicílio. Foi observado 20.162 (62%) notificações referentes ao estado do Rio de Janeiro, 3.456 (10,7%) Bahia, 2.880 (8,9%) em São Paulo, 2.861 (8,8%) no Paraná e 1.097 (3,4%) do Rio Grande do Norte. Ao longo desse período verificou-se que o ano de 2013 (n=57) foi o que obteve menor número de registros, sendo todos do Rio de Janeiro e 2022 (n=7.615) o que apresentou maior número de registros, sendo notificações de dez estados diferentes, representando um aumento de 13.312,3%. Conclui-se que a esporotricose é uma zoonose em expansão no território nacional, que acomete principalmente gatos e ocorre em ambiente urbano. Destaca-se a necessidade de uma vigilância com abordagem de Uma só Saúde considerando que o ciclo da doença envolve componente ambiental, animal e humano. A análise dos dados relacionados aos animais pode contribuir na implementação de mediadas de prevenção e controle da doença para humanos.
Palavras Chave
Esporotricose; Vigilância Epidemiológica; Uma Só Saúde; Vigilância de Zoonoses.
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Carolina Castro Araújo Pacheco, Vivyanne Santiago Magalhães, Lairton Souza Borja, Afonso Henrique Almeida Dias, Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior