Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DO VALOR DO LIMIAR DO CICLO DO TESTE XPERT MTB/RIF®.
Introdução
A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo complexo Mycobacterium tuberculosis (MTB) e transmitida por via aérea, através da eliminação de bacilos. Para o diagnóstico são utilizados os exames de baciloscopia, cultura (padrão ouro) e em 2013 foi incorporado o uso do Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) realizado pelo sistema GeneXpert® que detecta o complexo MTB e resistência a rifampicina, um dos fármacos mais utilizados no tratamento da TB. O Cycle Threshold (Ct) é um parâmetro que representa o número mínimo de ciclos para amplificação de uma reação, o ponto em que o Ct cruza com a linha de amplificação da amostra permite determinar o número de ciclos necessários para o início da amplificação do DNA. De acordo com alguns estudos o Ct das amostras pode se correlacionar a carga bacteriana e são inversamente proporcionais e que contatos próximos de casos com índice de TB pulmonar que apresentam valores baixos de Xpert MTB/RIF Ct apresentaram taxas mais altas de infecção por TB.
Objetivo (s)
Analisar o limiar do ciclo dos casos de Tuberculose diagnosticados no Lacen-AM através do equipamento Genexpert®.
Material e Métodos
Estudo descritivo, retrospectivo, de corte transversal de casos detectados e detectados traços analisados no Lacen-AM por TRM-TB no primeiro semestre de 2023. O relatório do período estudado foi baixado do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). A coleta dos Cts foi realizada no software conectado ao Genexpert®. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da FMT-HVD, (CAAE: 77489424.0.0000.0005).
Resultados e Conclusão
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram analisadas 1.758 amostras no Genexpert® no Lacen-AM no período do estudo das quais 267 foram incluídas, sendo 153 pulmonares e 114 extrapulmonares. As médias dos Cts das amostras de acordo com o resultado do teste foram: High:16,0; Medium:16,2; Low: 17,9; Very Low 23,0; Traços: 28,4. Houve predominância de resultados detectados Traços: 119 (44,5%) e Low: 52 (19,4%), seguido por detectados High: 42 (15,8%), Very Low 31 (11,6%) e Medium 23 (8,7%). CONCLUSÃO: A quantidade expressiva de pacientes com resultado High reforça a importância de conhecer os valores de Ct detectados entre os diferentes grupos pois a partir disso é possível realizar um reordenamento de condutas quanto ampliação das ações de atenção e vigilância com a intensificação da busca ativa pelos sintomáticos respiratórios para interrupção da cadeia de transmissão da doença.
Palavras Chave
*Palavras-Chave: Tuberculose; Teste rápido molecular; Mycobacterium tuberculosis.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Lilian Eduarda Oliveira Freitas, Adriana Ayden Ferreira, Etelvina Graças Costa Silva Zaranza, Katia Margarida Bruno Albuquerque, Jhonata Soares Lima, Marco Aurélio Almeida Oliveira, Tatyana Costa Amorim Ramos, Marlucia Silva Garrido, Claudio Fernandez Araujo