Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS CTs NO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE EM AMOSTRAS PULMONARES E EXTRAPULMONARES

Introdução

A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo complexo Mycobacterium tuberculosis que afeta prioritamente os pulmões, mas que pode atingir outros órgãos. A forma que afeta os outros órgãos é chamada de extrapulmonar. Na rotina laboratorial, a amostra mais comum para o diagnóstico laboratorial de TB é o escarro, porém em casos de suspeita de TB extrapulmonar outras amostras podem ser analisadas no ensaio. O Cycle Threshold (Ct) é um parâmetro gerado pelo equipamento Genexpert® e reflete o número de ciclos de PCR necessários para detectar o MTB. Cada ciclo representa aproximadamente 50% menos material do que o último, fornecendo assim um resultado semiquantitativo da carga bacilar, com valores mais baixos do Ct refletindo maior carga bacilar, sendo números inversamente proporcionais. O Genexpert® é indicado para o diagnóstico inicial em todos os adultos e crianças com sintomas de TB.

Objetivo (s)

Descrever o limiar do ciclo dos casos de TB diagnosticados no Lacen-AM em amostras pulmonares e extrapulmonares, no período de janeiro a junho de 2023.

Material e Métodos

Estudo descritivo, retrospectivo, de corte transversal de casos detectados e detectados traços analisados no Lacen-AM por Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB). Foram revisados os registros no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) referente ao primeiro semestre de 2023.  A coleta dos Cts foi realizada no software do equipamento Genexpert®. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da FMT-HVD, (CAAE: 77489424.0.0000.0005).

Resultados e Conclusão

RESULTADOS: No período estudado foram analisadas 1.758 amostras no Genexpert® e foram detectados 15,2% (267/1758) de amostras com resultado detectados e detectados traços. Dentre essas amostras, 57,3% (153/267) eram de origem pulmonar e 42,7% (114/267) extrapulmonares. Os valores médios de Ct foram: 21,8 nas amostras pulmonares e 24,0 para extrapulmonares. Os valores de leitura com status high, foi mais frequente nas amostras pulmonares (32/153) que nas extrapulmonares (10/114). CONCLUSÃO: Os achados deste estudo demonstram que as amostras pulmonares apresentam menor valor de Ct em relação as extrapulmonares, o que prediz que as amostras pulmonares possuem maior carga bacilar. Este estudo também revela que amostras extrapulmonares também podem ter carga bacilar mesmo no diagnóstico inicial. AGÊNCIA FINANCIADORA: FAPEAM.

Palavras Chave

PALAVRAS-CHAVE: Limiar do Ciclo; Teste rápido molecular; Mycobacterium tuberculosis.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Lilian Eduarda Oliveira Freitas, Adriana Ayden Ferreira, Etelvina Graças Costa Silva Zaranza, Katia Margarida Bruno Albuquerque, Erika Barbosa Silva, Jhonata Soares Lima, Marco Aurélio Almeida Oliveira, Tatyana Costa Amorim Ramos, Marlucia Silva Garrido, Claudio Fernandez Araujo