Dados do Trabalho


Título

Tuberculose e proteção social: desafios e caminhos nas políticas públicas brasileiras

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença profundamente atravessada pelos determinantes sociais e perpetuadora de ciclos de vulnerabilidade. Lidar com esse desafio exige respostas integradas e um sinergismo entre políticas públicas de proteção social que promovam equidade, justiça e direitos humanos, incluindo o combate ao estigma, descriminação e eliminação da pobreza.

Objetivo (s)

Analisar os documentos normativos nacionais vigentes que buscam garantir o direito à proteção social às pessoas acometidas por TB, bem como os caminhos e desafios das políticas públicas protetivas a esta população.

Material e Métodos

Pesquisa qualitativa, do tipo documental, realizada a partir do levantamento de documentos de âmbito federal, estadual e municipal publicados após 1988, provenientes de órgãos governamentais e instâncias de controle social. A busca foi realizada  em quatro plataformas eletrônicas em setembro de 2023, cujos documentos identificados foram exportados e organizados no software Atlas.ti e, posteriormente, interpretados com base na análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados e Conclusão

O corpus analítico foi composto por 30 documentos normativos, publicados entre 1988 e agosto de 2023, provenientes majoritariamente de órgãos governamentais de abrangência federal. Da análise de conteúdo, emergiram quatro categorias temáticas com suas respectivas unidades de sentido: o direito à saúde, que incluiu políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde para o enfrentamento da TB; o direito à assistência social, que destacou o acesso a serviços, programas e benefícios sociais; o direito à previdência social, o qual abrangeu aposentadorias e auxílios para pessoas com TB; e o compartilhamento de responsabilidades, que envolveu a responsabilidade interministerial, intersetorial e compartilhada para a efetivação de tais direitos. Apesar dos avanços recentes no Estado democrático de direito, as políticas de proteção social para as pessoas acometidas por TB ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar uma abordagem abrangente e eficaz. Destaca-se a necessidade premente de articulações intersetoriais e interministeriais para o acesso aos direitos sociais e de saúde de pessoas afetadas pela TB visando superar os desafios relacionados à vulnerabilidade social e reafirmar o papel e dever do Estado em garantir a proteção social por meio de políticas públicas que promovam a vida, a cidadania, os direitos humanos e a justiça social.

Palavras Chave

Tuberculose; Política Pública; Proteção Social em Saúde; Seguridade Social; Direito à Saúde; Previdência Social.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Melisane Regina Lima Ferreira, Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero, Rubia Laine de Paula Andrade, Tiemi Arakawa, Pedro Augusto Bossonario, Venisse Paschoalin Maurin, Ana Beatriz Marques Valença, Diogo Henrique Mendes da Silva, Inês Fronteira, Aline Aparecida Monroe