Dados do Trabalho


Título

Efeitos da proteção social às pessoas acometidas por tuberculose: revisão de escopo e meta-análise

Introdução

A tuberculose (TB) possui intrínseca relação com ciclos de pobreza e exclusão social, tornando imprescindível a implementação de medidas de proteção social para reduzir desigualdades e promover inclusão e justiça social. Isso inclui intervenções específicas direcionadas às pessoas acometidas pela TB e seus familiares, bem como intervenções sensíveis à TB inseridas em uma abordagem mais ampla de proteção social à toda população.

Objetivo (s)

Analisar o efeito de intervenções específicas ou sensíveis de proteção social durante o tratamento da TB. 

Material e Métodos

A revisão de escopo foi realizada em seis bases de dados em fevereiro de 2023. Foram incluídas publicações a partir de 2015 que descreveram medidas de proteção social implementadas por meio de políticas, programas e/ou acordos governamentais em qualquer contexto. Os dados extraídos foram analisados de forma descritiva, por meio de uma síntese narrativa. Para a meta-análise, incluiu-se somente estudos que utilizaram Odds Ratio (OR) e/ou Risco Relativo (RR), categorizando os efeitos por população e intervenção. A heterogeneidade foi avaliada usando estatísticas I² e as análises foram conduzidas no Stata versão 15.0.

Resultados e Conclusão

Foram incluídos 63 estudos que identificaram medidas de proteção social às pessoas com TB, enfocando direitos relacionados à nutrição, renda, habitação, seguro saúde, assistência social e previdência social, e estiveram relacionadas à melhoria da qualidade de vida, redução de custos catastróficos e aumento da adesão ao tratamento da TB. Na meta-análise, 12 artigos envolvendo 60.304 participantes foram incluídos, abordando principalmente intervenções de transferências condicionadas de renda para pessoas acometidas por TB. Os resultados evidenciaram efeitos positivos tanto para intervenções específicas (OR: 2,16; IC 95%: 1,52 - 3,08) quanto sensíveis à TB (OR: 1,15; IC 95%: 1,07 - 1,23) no sucesso do tratamento. Os achados deste estudo destacam a proteção social como um direito das pessoas acometidas pela TB, com implicações diretas no desenvolvimento de políticas sociais e de saúde. A meta-análise relevou os efeitos positivos das intervenções sociais durante o tratamento da TB, destacando a importância de sua inclusão nos programas de controle da doença, especialmente em regiões onde a TB continua a representar um grave problema de saúde pública.

Palavras Chave

Tuberculose; Proteção Social em Saúde; Política Pública; Direitos Humanos; Programas Governamentais; Direito à Saúde.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Melisane Regina Lima Ferreira, Rubia Laine de Paula Andrade, Pedro Augusto Bossonario, Venisse Paschoalin Maurin, Ana Beatriz Marques Valença, Paula Daniella de Abreu, Rafaele Oliveira Bonfim, Jesús David Cortés Gil, Débora de Almeida Soares, Inês Fronteira, Aline Aparecida Monroe