Dados do Trabalho
Título
Vigilância entomológica de mosquitos (Diptera: Culicidae) no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro
Introdução
Os mosquitos são os principais artrópodes transmissores de patógenos a animais, incluindo os seres humanos, pertencentes à Classe Insecta, Ordem Diptera, família Culicidae. Sua diverdidade é diferente nas seis regiões geográficas do mundo, sendo a região Neotropical a mais prospera, apresentando 31% do total de espécies reconhecidas. Estudos sobre os aspectos ecológicos da fauna de mosquitos têm sido realizado em vários estados brasileiros, geralmente motivados pelas notificações de casos de doenças. Em ambiente silvestre esses estudos são de suma importância, pois buscam esclarecer o surgimento e a dinâmica de doenças que tipicamente circulam silenciosamente e permite delimitar possíveis áreas de risco.
Objetivo (s)
Realizar o levantamento de fauna de mosquitos no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu afim de identificar possíveis vetores de patógenos e desta forma identificar o potencial risco na área. Avaliar a variação de mosquitos ao longo do período de coleta.
Material e Métodos
Este estudo utiliza o método RAPELD, com coletas mensais, utilizando-se armadilhas luminosas tipo CDC e um sugador de castro. Possuímos licença para trabalhar no parque, conforme autorização Nº 005/2022 e processo Nº 2022/224909. Após a coleta, os insetos são eutanasiados, armazenados, e em seguida identificados.
Resultados e Conclusão
As espécies coletadas incluíram: Aedes albopictus (31,4%), Culex sp. (24,4%), C. declarator (8,1%), Trichoprosopon digitatum (7,6%), Ochlerotatus scapularis (6,3%), Limatus durhamii (5,9%), Wyeomyia sp. (4,2%), Haemagogus sp. (2,5%), C. chidesteri (2,2%), Oc. serratus (2,3%), Oc. aureolineata (2,1%), Oc. terrens (1,2%), Psorophora holmbergii (0,8%), Anopheles braziliensis (0,8%). Também foram encontradas as espécies Limatus durhamii e Aedes albopictus em sua fase larval. A presença de mosquitos vetores de patógenos ressalta ainda mais a importância da monitorização contínua da população de mosquitos e da realização de estudos detalhados sobre sua ecologia e comportamento. Dada a possibilidade de interação entre mosquitos e humanos nessa região, é crucial a realização de levantamentos entomológicos.
Palavras Chave
Culicídeos; mosquitos; levantamento entomológico
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Caio César Pereira Silva, Alexandre de Araujo Oliveira, Mateus Rodrigues Oliveira, Vitor Hugo Januzzi Montes, Jacenir Reis dos Santos Mallet