Dados do Trabalho


Título

Características epidemiológicas da leptospirose na Região Metropolitana do Recife

Introdução

A leptospirose é uma zoonose de grande relevância epidemiológica. No Brasil, a doença é beneficiada pelo clima tropical associado à existência de condições ambientais desfavoráveis. Apresenta maior ocorrência em áreas específicas das capitais e das regiões metropolitanas, em razão da alta densidade de população de baixa renda, habitações precárias, saneamento básico insuficiente e infestação de roedores.

Objetivo (s)

Analisar os aspectos sócio-demográficos e sazonalidade da leptospirose da Região Metropolitana de Recife (RMR), entre os anos de 2010 a 2019.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico, quantitativo, observacional descritivo com abordagem retrospectiva de base populacional. Foram incluídos todos os casos de leptospirose confirmados no SINAN, da RMR entre os anos de 2010 a 2019. As variáveis sócio-demográficas e sócio-epidemiológicas foram retiradas da ficha de investigação epidemiológica (FIE) de leptospirose. As FIE preenchidas de forma incorreta ou incompleta foram excluídas. Este estudo obedeceu aos preceitos éticos, aprovada pelo CEP do Complexo Hospitalar HUOC-PROCAPE, através do CAAE: 57859422.0.0000.5192.

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram confirmados 1.848 casos, o predomínio foi de pessoas do sexo masculino (79%), faixa etária de 20 a 39 anos (40%), raça parda (56%), com município de residência Recife (48%), Jaboatão dos Guararapes (13%) e Olinda (9%), respectivamente, correspondendo a 92% da zona urbana. A incidência da doença por ano foi maior em 2011, com taxa de 8,2/100 mil habitantes. A sazonalidade da doença nos períodos secos evidenciou o maior número de casos no mês de setembro/2014 com o total de 24, enquanto o período chuvoso, o mês de maio/2011 teve 95 casos. O número total de óbitos no período correspondeu a 12% sendo mais freqüente na faixa etária de 40 a 59 anos de idade (37%). Conclusão: O sexo masculino, raça parda, da zona urbana do recife com idade de 20 a 39 anos foram contaminados pela leptospirose, em contrapartida a faixa etária de 40 a 59 anos morreram mais. Além disso, o mês de maio de 2011 registrou o período mais chuvoso dos últimos 33 anos da capital pernambucana, corroborando com o alto número de novos casos. Diante do exposto, os dados mostraram que o perfil da leptospirose na RMR se assemelha a outras cidades do Brasil. E essa análise descritiva da doença permite identificar quais áreas apresentam mais casos/óbitos contribuindo para adoção de medidas de prevenção e estratégias de intervenção.

Palavras Chave

Zoonoses; Vigilância Epidemiológica; Saúde Pública; Leptospirose

Área

Eixo 11 | 4.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Leptospirose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Tayne Fernanda Lemos da Silva, Sara Rodrigues Carneiro da Silva, Letícia Helena Guedes Rodrigues, Dara Stephany Alves Teodório, Alex do Nascimento Alves, Carolina de Araújo Medeiros, Katiuscia Araújo de Miranda Lopes, Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Isabel Cristina Ramos Vieira Santos, Simone Maria Muniz da Silva Bezerra, Maria Beatriz Araújo Silva