Dados do Trabalho
Título
Validação de dois questionários para investigar a percepção de profissionais de saúde e gestantes sobre a toxoplasmose congênita
Introdução
A toxoplasmose congênita é um grave problema de saúde pública. Evitar a infecção é possível por meio das prevenções primária e secundária. Porém, há uma lacuna no conhecimento de gestantes e profissionais de saúde sobre a doença e não há questionários validados para investigar o conhecimento, atitudes e práticas em relação à toxoplasmose.
Objetivo (s)
Validar dois questionários, um para profissionais de saúde e outro para gestantes, para conhecer a percepção desses indivíduos sobre toxoplasmose.
Material e Métodos
Foi conduzido um Painel Delphi com especialistas, considerando os critérios de inclusão: ter acesso à internet; ser especialista em toxoplasmose; atuar nas áreas de Parasitologia, Infectologia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria ou Educação em Saúde ou possuir mais de 10 anos de experiência em alguma dessas especialidades ou obter no mínimo 5 pontos no Método Fehring. Os questionários eletrônicos preliminares contêm itens sobre agente etiológico, mecanismos de transmissão, profilaxia, hábitos alimentares, manifestação da infecção congênita, diagnóstico e tratamento. Os itens foram avaliados em uma escala com pontuação, sendo 1= não relevante/não representativo; 2= item necessita de grande revisão para ser representativo; 3= item necessita de pequena revisão para ser representativo; 4= item relevante/representativo. A relevância e a representatividade dos itens foram estimadas por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), dado pela proporção de respostas 3 e 4 em relação ao total (IVC ≥ 0,78). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº6.616.034).
Resultados e Conclusão
Foram convidados 194 profissionais de todas as Regiões do Brasil, por amostragem intencional, entre os quais, 17 concordaram em participar da pesquisa, 15 participaram na 1ª rodada de validação do questionário para profissionais e 13 para o questionário destinado às gestantes. A maioria dos painelistas reside na Região Centro-Oeste (60%), atua em universidades (80%), é do sexo feminino (60%). Na 1ª rodada, foram avaliados 14 itens no questionário dos profissionais e 16 itens no das gestantes. Na 2ª rodada, totalizaram 16 itens no questionário dos profissionais e 19 itens no das gestantes, alcançando IVC de 0,78 para todos os itens avaliados. O conteúdo dos dois questionários foi validado, podendo ser úteis para investigar o conhecimento, atitudes e práticas de profissionais e gestantes sobre toxoplasmose na Atenção Primária à Saúde.
Palavras Chave
Método Delphi; Educação em saúde; Toxoplasmose congênita; Toxoplasma gondii.
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Geovana Batista de Campos, Flávia Alessandra Monteiro de Oliveira, Sabrina de Souza Faria, Ana Laura de Sene Amâncio Zara, Ana Maria de Castro