Dados do Trabalho


Título

Parametrização de dados qualitativos de Saúde

Introdução

A parametrização de dados qualitativos é o processo de transformar informações subjetivas e descritivas em valores numéricos, permitindo sua análise quantitativa e explorando significâncias estatísticas. Esta abordagem é especialmente relevante na área da saúde, onde são comuns dados obtidos por entrevistas com pacientes e profissionais, registros de prontuários e observações de campo. Na maioria dos casos, a informação se restringe a respostas estruturadas em muitas variáveis nominais. Neste contexto, a análise de componentes principais (ACP) pode oferecer uma alternativa de parametrização aos dados multivariados de distribuição binomial. 

Objetivo (s)

Exemplificamos o uso da Análise de Componentes Principais (ACP) e posterior teste de hipótese em dados qualitativos de um questionário aplicado à gestores de saúde. 

Material e Métodos

Questões qualitativas (resposta “sim” e “não”) de um questionário para avaliação da saúde animal e ambiental, assim como dados de saúde humana da região metropolitana de Curitiba, foram ordenadas por meio de uma ACP. Os escores provenientes das projeções das unidades amostrais nos componentes principais, subsidiaram uma Análise de Variância Multivariada (PERMANOVA) que explorou a classificação dos municípios quanto à outros dados paramétricos, sendo população, renda per capta e distância do município da capital do estado.

Resultados e Conclusão

Por se tratar de uma análise de ordenação, os escores da ACP ofereceram dados contínuos necessários para testes de hipótese. Assim, a PERMANOVA pôde explorar os dados de qualidade da saúde de maneira mais rigorosa que análises descritivas. Outra vantagem da metodologia, é a possibilidade de relacionar, com significância estatística, parâmetros quantitativos (como os demográficos) com parâmetros qualitativos da saúde. No exemplo, uma saúde de maior qualidade foi significativamente associada aos municípios com maior população e renda, assim como menor distância da capital. Os resultados deste exemplo foram publicados em uma revista internacional. Esta abordagem quantitativa se estabelece como uma ferramenta útil na melhoria da interpretação de dados subjetivos da saúde, podendo contribuir para síntese de cenários complexos e estabelecimento de critérios para tomada de decisões mais eficazes.

Palavras Chave

Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde; Gestão em saúde; Metadados; Estatística; Análise de Componentes Principais

Área

Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Wagner Antonio Chiba de Castro, Raphael Rolim de Moura, Alessandra Cristiane Sibim, Louise Bach Kmetiuk, Alexander Welker Biondo