Dados do Trabalho
Título
Fatores de risco associados à Febre Maculosa Brasileira na região do Médio Paranapanema, São Paulo, Brasil: estudo retrospectivo (2007-2021)
Introdução
A Febre Maculosa Brasileira (FMB), causada pela bactéria Rickettsia rickettsii é uma doença transmitida por carrapato, principalmente Amblyomma sculptum. Apesar da alta letalidade da doença em áreas endêmicas, a avaliação de fatores de risco sobre FMB são importantes para elaboração de medidas preventivas.
Objetivo (s)
O presente estudo teve como objetivo a avaliação de fatores de risco associados à FMB em uma área endêmica do Oeste do Estado de São Paulo.
Material e Métodos
Dados obtidos sobre casos suspeitos de FMB, entre janeiro de 2007 a dezembro de 2021, foram obtidos do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) e submetidos à análise de regressão logística (multivariada) para avaliação de fatores de risco para FMB.
Resultados e Conclusão
No total, foram registrados 1121 casos suspeitos, com confirmação diagnóstica de 74 casos (6,6%; IC 95%: 5,29-8,21) de FMB. A análise univariada mostrou associação de casos de FMB com histórico de visita a áreas com circulação de capivara (OR= 1,89; IC 95%: 1,0-3,55); p< 0,001) e contato com cavalos (OR= 1,4; IC 95%: 0,66-2,67; p= 0,045). A regressão logística revelou que viver em área rural foi um preditor (OR= 2,0; IC 95%: 1,02-3,73; p= 0,037) para infecção por agente da FMB. Os dados do presente estudo reforçam a importância de programas educativos para mitigar a exposição a carrapatos e transmissão da FMB em área endêmicas, especialmente para pessoas que moram em área rurais e/ou visitam áreas com circulação de capivaras.
Palavras Chave
Febre maculosa brasileira; fatores de risco; Área endêmica.
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Iara Giordano Rosa Xavier, Adriano Pinter, Alexander Walker Biondo, Louise Bach Kmetiuk, Vamilton Alvares Santarem