Dados do Trabalho


Título

TT-FARNESOL :UM PRODUTO NATURAL MODULADOR DA RESISTÊNCIA E VIRULÊNCIA DE STREPTOCOCCUS AGALACTIAE ISOLADOS DE GESTANTES

Introdução

Streptococcus agalactiae é reconhecido, pela Organização Mundial da Saúde, como uma importante causa anual de cerca de 150.000 natimortos e mortes infantis em todo o mundo. Essa bactéria pode provocar infecções graves e potencialmente fatais em pacientes imunocomprometidos como idosos e sobretudo em gestantes, causando abortos, corioamnionite, além de infectar neonatos levando a cegueira, sepse e demais quadros clínicos. Adicionalmente, S. agalactiae pode apresentar diferentes perfis de resistência antibiótica e fatores de virulência, como a produção de biofilmes, que subtraem a eficácia dos antimicrobianos vigentes, impulsionado a descoberta para novas possibilidades terapêuticas.

Objetivo (s)

Diante disso, este trabalho investigou o potencial antibacteriano do tt-Farnesol, um sesquiterpeno, como uma solução promissora para o tratamento de infecções causadas por S. agalactiae.

Material e Métodos

Neste estudo, a ação antimicrobiana, antibiofilme e modulatória do tt-farnesol foi avaliada, frente a diferentes cepas de S. agalactiae resistentes as tetraciclinas e macrolídeos. Através de experimentos in vitro, investigou-se o perfil de susceptibilidade antimicrobiana das cepas, em relação ao tt-Farnesol, determinando-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Bactericida Mínima (CBM). A ação antibiofilme e modulatória da resistência antibiótica, deste sesquiterpeno, também foi observada.

Resultados e Conclusão

Tt-Farnesol foi bactericida com CIM variando de 16 a 128 µg/mL e CBM de 32 a 128µg/mL. Este terpeno demonstrou efeitos antibiofilme promissores, uma vez que concentrações de 1/4 e 1/8 da CIM foram capazes de inibir até 47% da formação deste fator de virulência. Esta atividade é notável e destaca o potencial dessa substância não apenas como um agente antimicrobiano, mas também como um inibidor de biofilme. Adicionalmente as concentrações de 1/4 e 1/8 da CIM do tt-Farnesol modularam de forma sinérgica, cepas resistentes a tetraciclina e minociclina, restituindo o perfil de sensibilidade a esses fármacos; reduzindo a CIM em mais de 90%. Observou-se ainda ação aditiva sobre eritromicina, diminuindo a CIM em 50%. Esses achados, revelam o potencial do tt-Farnesol como restaurador da sensibilidade antibiótica, representando uma abordagem promissora na busca por novas terapêuticas antimicrobianas, e contribuindo para a preservação da eficácia dos antibióticos existentes.  

Palavras Chave

Saúde Única; Bactéria; Multirresistência; Terpeno; tt-Farnesol

Área

Eixo 18 | Resistência a antimicrobianos e novas abordagens não antibióticas

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Alyne Pereira Lopes, Erika Maria Gadelha Santos, Ana Carolina Gomes Azevedo Marques, Márcio Leonardo Moraes Nobre, Leidiane Sousa Santos, Patrick Veras Quelemes, Raizza Eveline Escórcio Pinheiro, Daniel Dias Rufino Arcanjo, Alyne Rodrigues Araújo Nobre, Maria José Santos Soares