Dados do Trabalho


Título

AÇÃO ANTIMICROBIANA E ANTIBIOFILME DO TRANS-CINAMALDEÍDO SOBRE STREPTOCOCCUS AGALACTIAE

Introdução

Streptococcus do grupo B (Streptococcus agalactiae) podem provocar mortalidade em torno de 50% a 60% dos neonatos colonizados sintomáticos, além de causar sepse, meningite e outros quadros clínicos. Em gestantes podem promover cistite, partos prematuros, abortos entre outras enfermidades. Essa espécie pode expressar diferentes mecanismos de resistência antibiótica, além de fatores de virulência como biofilmes, o que pode subtrair a eficácia das terapias vigentes. Tais evidências destacam a necessidade para o descobrimento de novas alternativas antimicrobianas. Nesse contexto, o trans-Cinamaldeído, álcool terpeno cíclico, destaca-se ao possuir potenciais efeitos biológicos, como atividade antimicrobiana, incluindo bactérias resistentes a múltiplos fármacos.

Objetivo (s)

Desse modo, o presente trabalho investigou o potencial do t-Cinamaldeído, como uma possível alternativa para o tratamento de infecções causadas por S. agalactiae.

Material e Métodos

Para isto, este estudo avaliou a ação desta molécula contra diferentes cepas de S. agalactiae resistentes a grupos de antimicrobianos, como tetraciclinas e macrolídeos, além destas possuírem capacidade para formação de biofilmes. Através de experimentos in vitro, verificou-se o perfil de susceptibilidade antimicrobiana das cepas em relação ao t-Cinamaldeído, determinando a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Bactericida Mínima (CBM), bem como a ação antibiofilme.

Resultados e Conclusão

T-Cinamaldeído foi bacteriostático frente as cepas avaliadas, com CIM de 256 µg/mL e CBM de 1024 µg/mL. Quanto à produção de biofilme foram encontradas 5 cepas com moderada produção de biofilme e uma cepa forte produtora. O ensaio antibiofilme, demonstrou efeitos promissores, uma vez que concentrações de 1/4 e 1/8 da CIM foram capazes de inibir até 69% da formação de biofilme. Esta atividade é notável e destaca o potencial dessa substância como um inibidor da síntese deste polímero de virulência. Nesta pesquisa, também foi analisado pela primeira vez a ação antimicrobiana do t-Cinamaldeído sobre cepas de S. agalactiae. Essa espécie possui habilidade em provocar infecções em humanos e animais, o que enfatiza seu importante papel na saúde única. Assim, os resultados adquiridos nesta pesquisa evidenciam o potencial efeito do t-Cinamaldeído como um aliado no combate a formação de biofilmes de cepas de S. agalactiae.

Palavras Chave

Saúde integrada; Bactéria; Multirresistência; Terpeno; trans-Cinamaldeído.

Área

Eixo 18 | Resistência a antimicrobianos e novas abordagens não antibióticas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Alyne Pereira Lopes, Erika Maria Gadelha Santos, Ana Carolina Gomes Azevedo Marques, Maria Gabryella Costa Falcão Martins, Leidiane Sousa Santos, Márcio Leonardo Moraes Nobre, Patrick Veras Quelemes, Daniel Dias Rufino Arcanjo, Humberto Medeiros Barreto, Alyne Rodrigues Araújo Nobre, Maria José Santos Soares