Dados do Trabalho
Título
Eficácia do Óleo Essencial de Lavandula dentata na Inibição do crescimento e Formação de Biofilmes de Candida albicans
Introdução
Candida albicans é um fungo oportunista responsável por infecções orais que podem evoluir para candidíase sistêmica. O aumento da resistência aos antifúngicos convencionais destaca a necessidade de novos tratamentos. Óleos essenciais, como o de Lavandula dentata, têm mostrado atividade antimicrobiana promissora.
Objetivo (s)
Este estudo buscou avaliar a atividade inibitória do óleo essencial de L. dentata contra cepas bucais de C. albicans, incluindo sua eficácia em inibir a formação de biofilme.
Material e Métodos
Para tanto, foi determinada a Concentração Inibitória Mínima (CIM) frente a cepas padrão (ATCC) e clínicas de C. albicans, utilizando a técnica de microdiluição em caldo em placas de 96 poços, conforme protocolos de Cleeland e Squires (1991), CLSI (2008), Eloff (1998) e Hadacek e Greger (2000). Concentrações da substância teste variaram de 1024 a 2 μg/mL, com controle positivo de miconazol. Após incubação a 35±2°C por 24 e 48 horas, as leituras foram feitas. A inibição do biofilme foi avaliada incubando 10 μL de inóculo fúngico em caldo RPMI com diferentes concentrações da substância teste (CIM÷2, CIM, CIMx2) por 48 horas. A formação de biofilme foi quantificada com cristal violeta e medida a 540 nm.
Resultados e Conclusão
A CIM do óleo essencial variou entre 2 e 8 μg/mL, com CIM100 definida em 8 μg/mL, inibindo todas as 16 cepas avaliadas. O óleo essencial apresentou forte atividade antifúngica. Na avaliação da inibição da formação de biofilmes, observou-se que o óleo essencial inibiu mais de 80% da formação de biofilmes nas cepas ATCC-76485 e LM-4, mesmo em concentrações subinibitórias (CIM÷2), diferença estatisticamente significativa (p<0,0001). O óleo essencial de L. dentata demonstrou forte atividade antifúngica contra C. albicans, tanto na inibição do crescimento quanto na formação de biofilmes. Esses resultados sugerem seu potencial como um tratamento alternativo ou complementar para infecções causadas por C. albicans. Futuros estudos devem focar na elucidação dos mecanismos de ação e na avaliação clínica da segurança e eficácia do óleo essencial.
Palavras Chave
Micoses; Óleo Essencial; CIM.
Área
Eixo 12 | 3.Micoses humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Hueliton Borchardt, André Azevedo dos Santos, Rafaelle Lemos Ribeiro, Jheison Marcos Claudino Francelino, Renan Tavares Leite, Edeltrudes de Oliveira Lima, Ulrich Vasconcelos