Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DOS CASOS DE FILARIOSE NO MUNICÍPIO DE TABATINGA- AMAZONAS
Introdução
A filariose é uma das doenças tropicais mais antigas do mundo, sendo considerada uma doença de problema de saúde pública e endêmica em vários países de clima tropical e subtropical como na Ásia, África e América Latina. Esta parasitose afeta pessoas independente da faixa etária e de ambos os sexos, principalmente aquelas de baixo poder socioeconômico. Nesta premissa, a fim de corroborar com os objetivos da OMS no Alto Solimões pretende-se avaliar a frequência de detecção de casos novos de filariose, assim como identificar a espécie de filária no município de Tabatinga, Amazonas, a fim de responder algumas lacunas quanto a manutenção e prevenção da filariose no município de Tabatinga, Amazonas
Objetivo (s)
Os principais objetivos do estudo foram descrever a detecção dos casos de filariose no município, identificar a espécie do vetor incriminado na transmissão da filariose, verificar a espécie do nematódeo envolvido, junto com os objetivos da OMS no Alto Solimões que pretende-se avaliar a frequência de detecção de novos casos de filariose, assim como identificar a espécie de filária no município, a fim de responder algumas lacunas quanto a manutenção e prevenção da filariose.
Material e Métodos
O estudo foi levantamento epidemiológico realizado que ocorreu no município de Tabatinga, localizado no norte do Estado do Amazonas, no tríplice fronteira entre Brasil-Colômbia-Peru, os dados epidemiológicos coletados dos casos são de 2020 a 2024. A pesquisa é do tipo quantitativa, quanto à abordagem aplicada, natureza, descritiva/exploratória, quanto aos objetivos e aos procedimentos enquadra-se como pesquisa bibliográfica e de campo.
Resultados e Conclusão
No município de Tabatinga a filariose linfática é causada pelo nematódeo da espécie Mansonella ozzardi e o seu vetor pium ou borrachudo que são simulídeos. Este vetor tem aumentados os casos de filariose linfática no estado do Amazonas, com isso tivemos crescimento dos casos de filariose em Tabatinga especificamente na área indígena da comunidade Belém dos Solimões com 183 casos confirmados em 2021, já em 2022 houve um aumento significativo de 233 casos confirmados, no entanto em 2023 teve uma diminuição dos casos de filariose com cerca de 178 casos confirmados. Os resultados deste estudo destacam a prevalência continua de filariose, ressaltado a necessidade estrategias de controle e o investmento em pesquisa para desenvolver de novas estratégias de diagnóstico, tratamento e prevenção.
Palavras Chave
Filariose linfática; Mansonella ozzardi; pium ou borrachudo
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Clara Raquel Galdino Alexandre, Gerson Gabriel Armas Bezerra, Marcella Pereira Cunha Campos