Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE GAMETÓCITOS NA POSITIVIDADE DA qPCR USANDO Pv 18S E Pv-mtCox1 NA RECORRÊNCIA POR MALÁRIA vivax

Introdução

A recorrência precoce de Plasmodium vivax é um desafio para o controle da malária no campo, principalmente porque esta espécie está associada a menor parasitemia, o que dificulta o diagnóstico e monitoramento através de exames de esfregaço de sangue. As recorrências precoces, definidas como a persistência de parasitas no sangue periférico apesar das dosagens adequadas dos medicamentos, podem surgir da resistência ao tratamento. Para a detecção precoce da infecção com baixa parasitemia, utilizando alvos multicópia e técnicas moleculares de alta sensibilidade, é possível mudar esse cenário.

Objetivo (s)

Avaliar a influência de gametócitos na positividade da qPCR usando Pv18S e Pv-mtCOX1 na recorrência por malária vivax. 

Material e Métodos

Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado (FMT - HVD) (CAAE: 32080620.2.0000.0005). Trata-se de um coorte prospectivo. Um qPCR ultrassensível direcionado ao DNA mitocondrial foi usado para comparar um qPCR padrão direcionado ao rDNA 18S para detectar recorrência precoce de P. vivax em densidades muito baixas em amostras de pacientes tratados.

Resultados e Conclusão

Durante o estudo, foram incluídas 243 amostras no D28 para extração de DNA e testes qPCR. Dessas, 22 (11,8%) foram positivas no qPCR de Pv-mtCOX1, 5 (2,7%) no qPCR de rRNA de Pv 18S, e apenas 1 (0,5%) na gota espessa. O qPCR de Pv-mtCOX1 mostrou consistência com os resultados dos outros testes moleculares. Entre as 22 amostras positivas no qPCR de Pv-mtCOX1, todos os pacientes eram homens, com idade média de 35 anos (DP = 12). A densidade parasitária média no D1 foi de 19.140 parasitas/μL de sangue pela gota espessa, 435 cópias de DNA/μL pelo qPCR de Pv 18S rRNA, e 2779 cópias de DNA/μL pelo qPCR de Pv-mtCOX1. A quantificação média obtida com o qPCR de Pv-mtCOX1 foi significativamente maior do que com o qPCR de rRNA de Pv 18S. Concluímos que o Pv-mtCOX1 qPCR é ultrassensível para diagnosticar amostras de recorrência precoce em comparação a outros métodos testados. Os resultados mostram subnotificação com esfregaço de sangue espesso e destacam a necessidade de testes mais sensíveis para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com malária vivax, favorecendo decisões assertivas para a eliminação da doença.  

Palavras Chave

Diagnóstico de malária; infecção submicroscópica; DNA mitocondrial.

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Marcia Viviana Gonçalves Vallejos, Gisely Cardoso de Melo, Anne Cristine Gomes Almeida, Fabio Trindade Maranhão Costa, Adriana Patricia Brelaz Lopes, Aymee Souza Araújo Benjamin, Manuela Crispim Morais Abreu, Laila R. A. Barbosa, Vanessa Karina Castro Godinho, Jéssica Rafaela dos Santos Alves, João Pedro da Cunha Tavares