Dados do Trabalho


Título

Avaliação do desempenho do teste rápido SD-BIOLINE Malaria Ag P.f/P.f/P.v utilizado para o diagnóstico da malária em Unidades Sentinelas do Estado do Amapá, Brasil, 2021 a 2023

Introdução

O diagnóstico da malária consiste na detecção do plasmódio em uma gota de sangue periférico. Contudo, diante da necessidade de novas alternativas diagnósticas, especialmente em áreas de difícil implantação da microscopia, e para fortalecer o diagnóstico oportuno da malária, é necessário acompanhar in loco o desempenho do teste rápido atualmente distribuído pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico da doença no Brasil.

Objetivo (s)

Avaliar a sensibilidade, especificidade e acurácia do teste rápido utilizado nas unidades sentinelas do estado do Amapá no período de 2021 a 2023.

Material e Métodos

Trata-se de uma análise comparativa das técnicas de diagnóstico para malária: teste rápido SD-BIOLINE Malaria Ag P.f/P.f/P.v e gota espessa em pacientes que buscaram o diagnóstico da doença nas unidades sentinelas do estado do Amapá de 2021 a 2023. Como protocolo, a cada 10 lâminas de gota espessa, foi realizado e comparado um teste rápido. Nesse período, as unidades sentinelas estavam localizadas no Hospital Estadual de Santana (2021 e 2022), UBS Perpétuo Socorro, no município de Macapá (2022 e 2023) e UBS Cupixi em Porto Grande (2023). O exame da gota espessa, bem como os testes rápidos, foi realizado por microscopistas dos respectivos municípios e acompanhados pelo LACEN/AP. O teste rápido foi realizado conforme orientação do fabricante. A gota espessa foi confeccionada pelo método de Walker e examinada diretamente por um microscopista local por microscopia óptica, seguindo o Manual de Diagnóstico Laboratorial da Malária do Ministério da Saúde. Por se tratar da utilização de dados secundários, não houve a necessidade de autorização do CEP.

Resultados e Conclusão

Foram comparados 242 testes válidos, sendo 34 testes positivos em que a lâmina de gota espessa também foi positiva (sensibilidade de 100%). 208 testes negativos em que também apresentaram a gota negativa (especificidade de 100%). Em relação à espécie do plasmódio, foram diagnosticados tanto no teste rápido quanto na gota, 27 casos de Plasmodium vivax e 7 casos de Plasmodium falciparum, resultando, portanto, em uma acurácia de 100%. A comparação do teste rápido com a gota mostrou que esse método é eficaz para o diagnóstico da malária e pode ser uma importante ferramenta para o apoio diagnóstico, não apenas em áreas de difícil implantação da microscopia, mas também para o fortalecimento do diagnóstico oportuno em todas as áreas com ou sem transmissão, sendo uma ferramenta fundamental para o controle e eliminação da malária no estado do Amapá e em todo o Brasil.

Palavras Chave

malária; diagnóstico; Teste Rápido.

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Gilberto Gilmar Moresco, Daniela Michele de Moura Rocha Pires, Ana Carolina Ciarlini, Edilia Samela Freitas Santos, Anaytatyana Góes Peixoto Maciel, Giovani Rodrigues Cordeiro Mariano, Wanuyze Adriana Silva Guimarães, Marta Monteiro do Nascimento, Cássio Roberto Leonel Peterka, Alexander Vargas, Marcio Pereira Fabiano