Dados do Trabalho


Título

Relações filogenéticas e evolutivas da família Culicidae reconstruídas através de análises de mitogenomas

Introdução

Existem diversas espécies de mosquitos pertencentes à família Culicidae que são vetoras de patógenos para animais, incluindo humanos. Isso coloca em evidência a grande importância de melhor compreender a biologia e ecologia dos mosquitos afim de mitigar o impacto dos patógenos transmitidos por eles na população humana. Dentro disso, a utilização de genomas mitocondriais como fonte de informação genética para reconstruir as relações evolutivas entre as espécies de culicídeos vem se mostrando uma ferramenta eficiente para se obter informações sobre espécies pouco conhecidas.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi obter novos conhecimentos sobre a história evolutiva da família Culicidae através da reconstrução filogenética de genomas mitocondriais obtidos de espécies pouco estudadas.

Material e Métodos

Mosquitos foram coletados em duas áreas de resquício de Mata Atlântica no município de Recife e processados para extração de DNA e sequenciamento Illumina. Além dos dados gerados, dados brutos do banco de dados SRA foram minerados para espécies sem mitogenomas anotados e incluidos nas análises. Para a montagem dos mitogenomas, a ferramenta MITObim 1.9 foi utilizada. A anotação gênica foi realizada no web server MITOS. As sequências dos mitogenomas estudados foram alinhadas no MAFFT e o BEAST 1.8.4 foi utilizado para a reconstrução filogenética e análise de datação.

Resultados e Conclusão

Ao todo, 7 mitogenomas foram caracterizados pela primeira vez, Aedes angustivittatus, Coquillettidia hermanoi, Mansonia wilsoni, Limatus durhamii, Culex taeniopus, Cx. erythrothorax e Wyeomyia smithii. No total foram estudadas 122 espécies, onde foi possível posicionar os novos mitogenomas na árvore da família Culicidae e realizar a datação dos eventos de especiação. Dentre as filogenias resultantes, a árvore baseada em nucleotídeos com genes particionados se assemelha mais com a literatura já existente. No geral os mitogenomas caracterizados demonstraram um padrão monofilético sendo posicionados dentro das suas próprias tribos. No entanto, o táxon Lutzia foi alocado dentro do gênero Culex, sugerindo sua classificação como subgênero, contrariando os achados da literatura que o posicionaram como gênero. O gênero Wyeomyia se mostrou um grupo não natural tendo diferentes posicionamentos a depender do tipo de análise. A partir dessas inferências foi possível propor novos posicionamentos dentro da árvore de Culicidae e avaliar seu grau de relacionamento filogenético com outras espécies já estudadas.

Palavras Chave

Filogenia; Culicidae; Mitogenomas; mosquitos

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Maria Júlia de França Souza Silva, Alexandre Freitas da Silva, Laís Ceschini Machado, Gabriel da Luz Wallau