Dados do Trabalho


Título

DO DADO À AÇÃO: COMO O R FACILITA A ANÁLISE DE INDICADORES DE SAÚDE NO RIO DE JANEIRO

Introdução

O avanço tecnológico tem proporcionado a evolução dos sistemas de saúde globalmente. No Rio de Janeiro, na necessidade de gerenciar recursos, monitorar e analisar indicadores de saúde, surgem iniciativas que adotam abordagens inovadoras. Neste contexto, a linguagem de programação R pode ser considerada uma ferramenta versátil e desenvolvida. Ao possibilitar o cálculo, análise e visualização eficiente dos indicadores de saúde, o software R oferece uma solução abrangente para lidar com a complexidade dos dados relacionados à saúde pública. Além disso, a capacidade de automatizar tarefas repetitivas e processar grandes bases de dados torna o software especialmente valioso em um cenário onde a agilidade e precisão são essenciais.

Objetivo (s)

Relatar a utilização do software R para calcular indicadores de saúde do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Rio) do município do Rio de Janeiro.

Material e Métodos

Os indicadores são pactuados com a rede de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e calculados mensalmente para cada uma das dez regiões de saúde do município. Para a análise dos indicadores do CIEVS Rio, foram desenvolvidos dois scripts no software R, versão 4.3.3. Um script foi elaborado para calcular o indicador que mede a proporção de surtos notificados de Síndrome Gripal encerrados oportunamente, ou seja, 14 dias após a data do início dos sintomas do último caso sintomático. Outro script foi desenvolvido para avaliar a qualificação das informações preenchidas no campo 57 (alimento causador do surto) das notificações de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos.

Resultados e Conclusão

A implementação dos scripts há dois meses revelou-se fundamental para a replicação e agilidade no cálculo dos indicadores de saúde. Esta iniciativa não apenas simplificou e acelerou o processo de análise, mas também estabeleceu uma base sólida para a tomada de decisões baseadas em dados dos Sistemas de Informação em Saúde. Os scripts permitiram um cálculo eficiente e preciso dos indicadores, contribuindo significativamente para a gestão eficiente da rede de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro. Como resultado, a qualidade e a rapidez das análises foram aprimoradas, fortalecendo a capacidade de resposta da rede de Vigilância em Saúde e promovendo uma administração mais eficaz e informada.

Palavras Chave

Análise de Indicadores; Linguagem R; Vigilância em saúde; Rio de Janeiro

Área

Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Léa de Freitas Amaral, Isiyara Taverna Pimenta, Alice Priscilla Miranda Souto, Erika Fonseca Camargo Marsisco, Karoline Moreira Duffrayer, Luciana de Almeida Pinto, Maria Clara Henrique Moreira Geraldo, Aline da Silva Barbosa Ferreira, Gislani Mateus Oliveira Aguiar, Caio Luiz Pereira Ribeiro