Dados do Trabalho


Título

Citotoxicidade e efeito tripanocida de (1E,3E,6E,8E)-1,9-difenilona-1,3,6,8-tetraen-5-ona sobre cepa Y de Trypanosoma cruzi.

Introdução

Durante o desenvolvimento de novos compostos para o tratamento da doença de Chagas (DC), os curcuminoides, análogos modificados da curcumina, tem-se demonstrado moléculas promissoras do ponto de vista de citotoxicidade, atividade tripanocida e farmacocinética.

Objetivo (s)

Nesse sentido, uma nova série de curcuminoides sintéticos foi obtida, sendo o objetivo do trabalho avaliar a citotoxicidade em células hospedeiras e efeito tripanocida do curcuminoide (1E,3E,6E,8E)-1,9-difenilona-1,3,6,8-tetraen-5-ona (DBC) em cepa Y de Trypanosoma cruzi

Material e Métodos

A citotoxicidade do DBC (1000 -15.6 µM) foi avaliada em linhagem de células hospedeiras LLC-MK2(células tubulares de rim de Macaca mulatta), cultivadas em meio DMEM 10% SBF, incubadas 24 horas com DBC e submetidas ao ensaio colorimétrico de redução do MTT, que possibilitou a estimativa, por regressão não-linear, a concentração capaz de reduzir, em 50% a viabilidade celular (CC50). A atividade tripanocida sobre formas tripomastigotas, obtidas através de infecção de células hospedeiras, após 24 horas de incubação com DBC nas mesmas concentrações, foi mensurada por determinação do percentual de parasitos viáveis, por contagem em câmara de Neubauer, e estimativa da LC50 (concentração capaz de matar 50% das formas tripomastigotas). Para critérios de comparação, todos os ensaios também foram conduzidos com o benznidazol (Bz). Três experimentos foram realizados de forma independente sendo cada um em triplicata e resultados expressos como média ± EPM, com análise feita por One-way ANOVA (pós-teste de Dunnet, p<0,05 vs. CT).

Resultados e Conclusão

DBC e Bz apresentaram valores de CC50 estimados em 384,00 ± 32,70 µM e 502,6 ± 57,8 µM, respectivamente. Sobre as formas tripomastigotas, DBC (LC50 = 82,47 ± 6,37 µM) apresentou-se mais potente que o fármaco de referência (LC50 = 161,4 ± 31,8 µM) ao serem comparados os valores estimados de LC50. Desse modo, DBC apresenta-se como uma molécula cujo potencial anti-T.cruzi deve ser investigado mais a fundo. Os autores agradecem à CAPES, FUNCAP e CNPq pelo apoio financeiro.

Palavras Chave

Curcuminoides; Trypanosoma cruzi; Doença de Chagas

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

KARINA GATTI DE ABREU , LYANNA RODRIGUES RIBEIRO, EMANUEL PAULA MAGALHÃES, MARCELO MORAIS GOMES MAIA, BEATRIZ MARIA SILVA MARTINS, BRUNA VIANA BARROSO MARTINS, FELIPE RAMON CUNHA DA SILVA, ALICE MARIA COSTA MARTINS, HÉLCIO SILVA DOS SANTOS, WESLEY LYEVERTON CORREIA RIBEIRO, RAMON RÓSEO PAULA PESSOA BEZERRA DE MENEZES