Dados do Trabalho


Título

Comunicação educativa sobre a indicação da PrEP para público jovem LGBTQIAPN+

Objetivos(s)

Propor material de comunicação educativa sobre a indicação da PrEP para o público jovem LGBTQIAPN+ com vistas a orientar acesso, uso, cuidados e funcionamento da profilaxia.

Relato do Caso

Trata-se de estudo qualitativo e propositivo a partir de dados secundários disponibilizados pelo Ministério da Saúde, bem como de Observatório gerenciado por movimentos sociais e estudiosos da Comunicação. Os materiais foram propostos por equipe de Comunicação contendo jornalistas, designers gráficos, revisora de texto, sanitarista e nutricionista.  De acordo com a literatura, a estratégia de estabelecer uma comunicação horizontal que inclua os jovens no diálogo é mais eficaz para que a mensagem seja absorvida. Para essas propostas, foram realizadas análises dos dados disponíveis sobre a população LGBTQIAPN+, bem como dos estudos de comunicação, para, em conjunto com a equipe de designers, elaborar a melhor abordagem sobre a PrEP.  Considerando a importância de ampliar ações e serviços de saúde visando à superação do preconceito e do estigma que incidem na determinação social da saúde e no processo de adoecimento, foram propostas a elaboração de materiais comunicativos que dialogam com a população LGBTQIAPN+, incluindo também a comunidade surda, por meio do uso da língua de sinais brasileira.

Conclusão

Nesse sentido, a comunicação em saúde deve ser adaptada às especificidades do público, considerando a linguagem inclusiva; foco na autonomia e no protagonismo dos(as) jovens; e a valorização da diversidade sexual e de gênero. A proposição de vídeos educativos e rodas de conversa deve servir como qualificação e para contribuir com a sensibilização de profissionais de saúde que atuem em serviços que ofertam PrEP. O intuito é prepará-los(as) para atender e continuar o diálogo com o público de forma inclusiva e respeitosa. Em seguida, propõe-se rodas de conversa itinerantes para divulgação da profilaxia ao público jovem LGBTQIAPN+.  Palavras-chave: LGBTQIAPN+; Comunicação em Saúde; Prevenção ao HIV.

Área

Eixo 19 | Outros

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Lorany Silva, Adria Albarado, Draurio Barreira