Dados do Trabalho


Título

ÍNDIGO ALTERA A VITALIDADE DOS ESPERMATOZOIDES DE Aedes aegypti

Introdução

O mosquito Aedes aegypti pertence à ordem Diptera e a família Culicidae. São conhecidos vetores dos vírus causadores da febre amarela (YFV), dengue (DENV), chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV). Diante da importância médica e do impacto social dessas doenças, o controle vetorial bem implementado, reduz efetivamente a transmissão de vírus disseminados por esses vetores. O Índigo é um alcaloide bis-indólico e antigo corante natural usado pelo homem, e é obtido por fermentação a partir de uma grande variedade de plantas, porém no final do século 19 o Índigo sintético substituiu o índigo natural. Estudos recentes com o Índigo apontam seu potencial frente ao Ae. aegypti.

Objetivo (s)

Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a vitalidade dos espermatozoides de Ae. aegypti que foram expostos ao Índigo.

Material e Métodos

O Índigo foi adquirido da empresa Sigma-Aldrich. Larvas do 4º instar (n=100) de Ae. aegypti foram expostas a diferentes concentrações do Índigo (50 µg/mL, 100 µg/mL e 150 µg/mL) e utilizou-se água destilada como controle. Após a pupação os machos foram individualizados em recipientes apropriados e quando adultos, transferidos para gaiolas de criação até completarem 5 dias de idade. Posteriormente, os machos foram dissecados para retirada do sistema reprodutor que foi seccionado várias vezes em placa de Petri, para obtenção do fluido rico em espermatozoides, pools de 5 sistemas reprodutores foram utilizados para cada repetição, sendo 10 repetições para cada exposição.  Este fluido foi diluído em 500µl de meio diluidor TRIS aquecido a 34°C sendo coletadas amostras para avaliação da vitalidade espermática que foi realizada através da coloração de eosina/nigrosina. Foram analisados 3 campos aleatórios da lâmina e o seu resultado expresso em percentual.

Resultados e Conclusão

Como resultado, tivemos uma média de espermatozoides viáveis de 84% no grupo controle, 34% na concentração de 50 µg/mL, 7% na concentração de 100 µg/mL e 3,8% na concentração de 150 µg/mL. A aptidão para o acasalamento de Ae. aegypti precisa ser mais explorada. Vários aspectos da biologia do mosquito, como idade, tamanho corporal, fecundidade, são importantes para regular o sucesso reprodutivo.  

Palavras Chave

Aedes aegypti; Reprodução; Espermatozoide.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Tainá Maria Santos da Silva, Allan Moraes Silva, Gabriel Bezerra Faierstein, Anderson Arnaldo da Silva , Fernanda Carolina Ribeiro Dias, Andréa Karla Lemos da Silva Sena, Olávio Campos Júnior , Rosângela Maria Rodrigues Barbosa , Márcia Vanusa da Silva