Dados do Trabalho


Título

Atividade de Nitrato de Oxiconazol e Lansoprazol sobre o tamanho e complexidade de epimastigotas de Trypanosoma cruzi.

Introdução

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e acomete cerca de 6 milhões de pessoas no mundo. Embora seja uma doença endêmica na América Latina, no Brasil há apenas o Benznidazol como fármaco de escolha para o tratamento. Diante desse cenário, a estratégia de reposicionamento torna-se atrativa, pois reduz os custos e tempo investidos com a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos. 

Objetivo (s)

Investigar a potencial ação dos fármacos Nitrato de Oxiconazol e Lansoprazol, previamente selecionados por estudos in silico, sobre o tamanho e a complexidade de formas epimastigotas de Trypanosoma cruzi. 

Material e Métodos

Pesquisa experimental, desenvolvida com ensaios in vitro, utilizando uma população clonal de T.cruzi Dm28c, mantida sob repiques periódicos em meio Liver Infusion Tryptose (LIT). Utilizou-se cultura de epimastigotas do parasito, submetida ao tratamento com diferentes concentrações dos fármacos por 24h, afim de determinar a Concentração Inibitória de 50% (CI50). Para o ensaio de citometria (FACS Canto II Becton Dickinson), 1x106 parasitos/mL foram tratados durante 24h com a CI50 de cada fármaco. Após esse período, foram analisados 10.000 eventos na região do gate previamente estabelecido como correspondente à forma epimastigota de T. cruzi (Dm28c). O ensaio de citotoxicidade foi realizado segundo De Almeida e cols. (2021). Os dados foram analisados com o auxílio dos softwares GraphPadPrism e Flow Jo. 

Resultados e Conclusão

O valor da CI50 obtido para os fármacos Nitrato de Oxiconazol e Lansoprazol foi de 158,42mM e 226,74mM, respectivamente. A Concentração Citotóxica de 50% (CC50/24h) sobre células Vero, foi de 45,11mM e 541mM para Nitrato de Oxiconazol e Lansoprazol, respectivamente. Com base nos dados obtidos por citometria de fluxo, pôde-se verificar que apenas 0,74% dos parasitos tratados com Nitrato de Oxiconazol apresentaram tamanho e complexidade semelhantes aos parasitos não tratados, enquanto que nas mesmas condições, aproximadamente 78% dos parasitos tratados com Lansoprazol mantiveram suas características, permanecendo na região do gráfico correspondente à população não tradada, indicando que para este fármaco, nas condições do ensaio, não foi observado alterações no tamanho e complexidade celular dos parasitos. De acordo com m base nos resultados obtidos até o momento, o fármaco Nitrato de Oxiconazol apresentou atividade biológica, demonstrando potencialidades como agente anti-T.cruzi.  

Palavras Chave

Doença de Chagas; reposicionamento de fármaco

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Carlos Miguel de Freitas Simões, DANIEL CAMILO FONSECA CAVALCANTI, CAROLINE SILVA GARCIA, LISLAINY DA SILVA SANTOS, LUIZ FELIPE DE ALMEIDA ECKERT, CARLA BRAGA LEITE, INES APARECIDA TOZETTI, CACILDA JUNQUEIRA PADOVANI, ALDA MARIA TEIXEIRA FERREIRA