Dados do Trabalho
Título
Efeitos de diferentes tecnologias de vacinas para a Covid-19 em gestantes: uma revisão sistemática
Introdução
A Covid-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-Cov-2 que pode se manifestar de formas mais graves em gestantes por alterações fisiológicas próprias da gestação. Portanto, uma revisão sistemática sobre vacinas frente a Covid-19 administradas em gestantes pode oferecer uma contribuição para a ampliação do conhecimento acerca dos impactos individuais de cada tecnologia de vacina na gestação.
Objetivo (s)
Realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos positivos e negativos de cada tecnologia de vacina contra a Covid-19 administrada em gestantes.
Material e Métodos
Foi realizado uma revisão sistemática de literatura envolvendo publicações científicas obtidas de bases de dados eletrônicas PubMed, Web of Science, Scopus, Embase, Cochrane library, e LILACS conforme o protocolo estabelecido pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). A pesquisa foi conduzida usando os seguintes termos MeSh (Medical Subject Headings), estratégias de Ti(Title), e Tiab(Title/Abstract), descritores e/ou palavras-chave: "Vaccination" OR "Vaccines"; AND "Immune System" OR "Immune System Phenomena" AND "Pregnancy" OR "Pregnant Women" AND "COVID-19" OR "SARS-CoV-2" OR "Severe acute respiratory syndrome-related coronavirus". Ademais, as pesquisas e as seleções de artigos foram validadas por um segundo grupo de pesquisadores.
Resultados e Conclusão
Foram recuperados 141 artigos, e posteriormente, 10 artigos que atendiam aos critérios de inclusão do estudo foram selecionados. A maioria dos artigos analisou o uso de vacinas com a tecnologia de RNA mensageiro (10 deles com BNT162b2 e 7 com mRNA-1273); 2 com a tecnologia de vetor viral (todos utilizando Ad26.COV2.S) e 1 com a tecnologia de adenovírus vetor (BNT 162b2). Segundo os resultados reportados, houve aumento nas concentrações de IgG em soros de gestantes vacinadas com todas as vacinas, e de anticorpos IgM e IgA na administração de BNT162b2, mRNA-1273 e Ad26.COV2.S. Esse aumento foi grande o suficiente para que as concentrações de anticorpos em gestantes vacinadas fossem maiores em comparação às imunizadas após uma infecção prévia de Covid-19. Os efeitos adversos relatados foram em geral brandos e moderados. Todas as tecnologias de vacina contra a Covid-19 abordadas nesta revisão sistemática se mostraram eficazes em gestantes, apresentando um efeito significativo na produção de anticorpos IgG contra proteínas virais. A vacinação pode propiciar uma imunização mais eficaz do que a própria infecção pela doença.
Palavras Chave
gestação; SARS-CoV-2; Anticorpos
Área
Eixo 15 | Vacinas e imunizações
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Bianca Celin Possari, Hugo de Amorim Souza, Izabele Marini Couto, Aíssa Moreira Carniel da Silva, Emanuelle Rocha Moreira, Julia Rissatti de Souza, Áquila Carolina Fernandes Herculano Ramos Milaré, Daniele Stéfanie Sara Lopes Lera Nonose, Jorge Juarez Vieira Teixeira