Dados do Trabalho
Título
Atuação da Unidade de Vigilância de Zoonoses frente à imunização de cães e gatos no município de Parnamirim/RN através do projeto UVZ no Bairro.
Objetivos(s)
Com o objetivo de garantir a imunização em cães e gatos através da vacinação antirrábica alcançando 100% da meta estabelecida, promover a prevenção da doença atuando de forma estratégica e ofertar a imunização aos animais abandonados firmando parcerias com protetores e cuidadores individuais. A Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), criou o projeto UVZ no Bairro afim de promover barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva na população canina e felina de uma comunidade, considerando que a vacinação antirrábica é preconizada pelo Ministério da Saúde a fim de eliminar a raiva humana da população municipal de mais de 250 mil habitantes.
Relato do Caso
Durante o período de 5 meses, foi realizado o UVZ no Bairro, ofertando em média 3 pontos de vacinação a cada sábado, cobrindo ao final todos os 25 bairros de Parnamirim/RN, contemplando as diversas realidades socioeconômicas. Isso se deu devido às parcerias com entidades públicas e privadas, como Pets shops, Conselhos Comunitários e Universidades, que contribuíram com a divulgação e disponibilização de estrutura para pontos de vacinação, além da colaboração dos protetores individuais, que auxiliaram no maior alcance dos animais em situação de rua. Foi feita também a vacinação em condomínios e da vacinação casa a casa em áreas de maior vulnerabilidade social. Contamos ainda com a participação de todos os servidores da UVZ, além da integração dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Parte da divulgação foi realizada pela assessoria de Comunicação e mídias sociais do município, e a Câmara Municipal instituiu em seu calendário de ações o Abril laranja Pet. Com o trabalho desenvolvido através de parcerias, foi possível identificar e cadastrar protetores, cuidadores e ongs que acolhem animais errantes e buscaram pela vacinação desses animais, garantindo a barreira imunológica destes que posteriormente seguem para adoção. No ano de 2023, Parnamirim alcançou 102% da meta estabelecida de imunização, ou seja, foram vacinados 18.584 animais.
Conclusão
Observou-se o crescimento de felinos vacinados, 5.794 em 2023, um aumento de 18,9% em relação ao ano anterior, sendo estes animais muitas vezes negligenciados nos cuidados. Além do alcance das metas estabelecidas, com a experiência foi possível promover uma vigilância mais acolhedora, próxima a população, resgatando a população dispersa quanto ao cuidado e prevenção com seus animais em todo território municipal.
Área
Eixo 15 | Vacinas e imunizações
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Kleyton Araújo Felipe, Elaine Michele de Medeiros Gomes da Silva, Yasmin Micaelle do Nascimento Ferreira