Dados do Trabalho


Título

Análise espacial das taxas de incidência de Covid-19 em um município da região Centro-Oeste de Minas Gerais

Introdução

A Covid-19 é uma doença com grande relevância em nível de saúde pública no Brasil. Embora sua ocorrência tenha diminuído drasticamente após a vacinação da população, ainda persistem elevadas incidências no país. A compreensão da distribuição espacial e da disseminação da Covid-19 em nível municipal permite identificar os padrões espaciais de morbimortalidade e áreas de maior vulnerabilidade ao longo do tempo. Assim, pode ser aprimorado o direcionamento das ações de controle, além de serem facilitadas as projeções futuras da doença.

Objetivo (s)

Analisar o padrão da distribuição espacial das incidências de casos de Covid-19 na cidade de Divinópolis-MG e identificar aglomerados de maior risco para a doença.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico, com análises espaciais e temporais, quantitativo e exploratório. Foram analisados os registros de Covid-19 nos sistemas SIVEP Gripe e E-SUS Notifica, entre março de 2020 e setembro de 2021. As incidências foram descritas por mapas coropléticos e os aglomerados de elevadas taxas de incidência pelo Índice de Moran Local (LISA). A identificação das áreas com elevados riscos-relativos espaço-temporais foi feita pela varredura espacial SatScan. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de São João del Rei.

Resultados e Conclusão

No período analisado, foram confirmados 22.893 casos, predominando em mulheres de 20 a 39 anos. As maiores incidências se concentraram em áreas mais centrais do município, onde predominam as atividades de comércio e maior circulação de pessoas. Houve aglomerados também em áreas periféricas, principalmente na região noroeste distante, onde as taxas de baixa escolaridade, pobreza e extrema pobreza têm proporções maiores que a média do município. Onze bairros foram classificados como de “alta prioridade”, por apresentarem taxas de incidência elevadas comparadas às médias gerais. Com a identificação de bairros prioritários é possível realizar ações mais efetivas e bem direcionadas, como, a disponibilização de testes diagnósticos, intensificação das campanhas de vacinação, entre outros. Assim, torna-se possível atenuar as disparidades e aumentar a disponibilização de serviços nos locais com as maiores demandas. Ressalta-se que o entendimento da distribuição de casos nos momentos mais intensos da pandemia, permite compreender aspectos epidemiológicos da evolução da doença, otimizando o atual manejo de casos pós-pandemia.

Palavras Chave

COVID-19; Casos e óbitos; análise espacial; Perfil epidemiológico

Área

Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Clara Guimarães Silveira, Vinicius Silva Belo, Saulo Nascimento de Melo, Vanessa Pereira Silva, Eduardo Sergio da Silva