Dados do Trabalho
Título
A DENGUE SOB A ÓTICA DA SAÚDE COLETIVA: REALIZAÇÃO DE AÇÃO EDUCATIVA EM COMUNIDADE RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Introdução
A dengue é uma doença viral infecciosa, causada por um arbovírus do gênero Flavivírus e transmitida, em principal, pelos mosquitos da espécie Aedes aegypti. As comunidades ribeirinhas sofrem excessivamente com as privações de saneamento básico e operações educativas sanitárias devido ao difícil acesso geográfico, contribuindo para o aumento de casos de doenças como a Dengue.Entre os municípios do estado do Pará, cerca de 50% possuem população ribeirinha.
Objetivo (s)
Realizar ação educativa e informar a população a respeito dos aspectos gerais da dengue em comunidade ribeirinha no estado do Pará.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da realização de ação educativa em comunidade ribeirinha no município de Bujaru, no estado do Pará.
Resultados e Conclusão
A ação educativa foi desenvolvida no dia 16 de março de 2024, na comunidade ribeirinha do município de Bujaru, nas instalações de um programa de assistência em saúde à população ribeirinha, o Projeto Amazônia Hope, que possui 1.024 pacientes cadastrados. O público-alvo foram os pacientes em sala de espera para atendimento do Projeto, moradores da comunidade, funcionários e voluntários, em diversas faixas etárias como crianças, jovens, adultos e idosos. A logística da ação, foi realizada através de palestra a respeito dos aspectos gerais da dengue, como etiologia, transmissão, controle vetorial e prevenção. A abordagem utilizada foi em linguagem dinâmica e acessível, ministrada por uma equipe composta por uma orientadora e três alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da faculdade de medicina IDOMED, do município de Castanhal, Pará. Foram aplicadas ferramentas de aprendizado visual como Banner e Folder ilustrativos, no intuito de promover a absorção do conhecimento de forma didática. Ao final, realizou-se um momento de interação através de perguntas de ficção a respeito do tema, resultando em uma troca de conhecimento referente a experiencia da comunidade a respeito da dengue e a perspectiva científica. A prática educativa enquanto uma atividade preconizada nas diretrizes de vigilância, requer além da posse de conhecimentos e domínio científico, uma elevada capacidade de compreensão da realidade local, dentro do panorama social desses habitantes. A partir disso, se possibilita a informação adequada a respeito da dengue, efetivando a prática de medidas preventivas na comunidade ribeirinha, resultando na garantia da saúde coletiva dessa população.
Palavras Chave
Aedes aegypti; Prática Educativa; População Ribeirinha.
Área
Eixo 17 | 3.Vigilância em saúde - Vigilância Participativa/Comunitária
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Rafael Hipolito Pires Batista, Max Chaves Mota Junior, Kelrilem Rainara Manos Cruz, Deborah Shari Toth Sousa, Rossela Damasceno Caldeira