Dados do Trabalho
Título
Perfil comparativo de jovens e adultos com teste reagente para o HIV: antagonismos e desafios para o enfrentamento
Introdução
Compreender o perfil de jovens e adultos com teste reagente para o HIV contribui para elaboração de políticas públicas focalizadas à proteção dos grupos sociais em situação de maior vulnerabilidade.
Objetivo (s)
Identificar o perfil sociodemográfico, clínico e comportamental de jovens e adultos com teste reagente para o HIV em um município brasileiro de grande porte.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, com dados de 84 jovens e 147 adultos que procuraram Centros de Testagem e Aconselhamento de um município no interior paulista entre 2018 e 2021, cujo resultado foi reagente no teste rápido anti-HIV. Os dados foram coletados entre os anos de 2022 e 2023 por meio de consulta às fichas de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento, nas quais se informam os dados de perfil das pessoas que procuram atendimento, sejam eles autopreenchidos ou preenchidos pelos profissionais de saúde. Procedeu-se à análise descritiva dos dados e, para testar a associação entre a variável de interesse (jovens versus adultos) e as demais variáveis do estudo, foram realizados teste Qui-quadrado, exato de Fisher e análise de resíduo padronizado e ajustado.
Resultados e Conclusão
Houve associação estatisticamente significativa entre jovens para: estado civil solteiro, ensino médio completo, estudante, homem que faz sexo com homens e realização prévia de teste de HIV e sífilis. Entre adultos, existiu associação com: situação conjugal casado/união estável, ensino superior completo, vínculo empregatício, heterossexual e contactante de parceria sexual com infecção sexualmente transmissível. Quanto ao perfil de jovens e adultos em maior susceptibilidade ao HIV, reconhecem-se características dos diferentes ciclos de vida, de modo que, dentre os jovens, identificou-se o fato de serem homens que fazem sexo com homens e a realização de outros testes de HIV e sífilis durante a vida. Entre adultos, destaca-se o fato de serem heterossexuais e contactantes de parceria com infecção sexualmente transmissível. O reconhecimento de antagonismo no perfil da infecção pelo HIV entre esses grupos reforça a complexidade e os desafios que permeiam a elaboração de políticas públicas com maior especificidade para a prevenção e o controle da infecção, bem como para o fortalecimento de ações de tratamento e acompanhamento individualizadas e efetivas, com vistas ao enfrentamento do HIV.
Palavras Chave
perfil de saúde; Adulto jovem; Adolescentes; Adultos; Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Pedro Augusto Bossonario, Rubia Laine de Paula Andrade, Lucas Vinícius Lima, Gabriela Tavares Magnabosco, Nanci Michele Saita, Gabriel Zanin Sanguino, Erika Aparecida Catoia, Maria Amelia Zanon Ponce, Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero, Aline Aparecida Monroe