Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE MODELO ESPACIAL PARA PREDIÇÃO DE DESFECHOS DE ÁREAS DE RISCO PARA PERDA DE SEGUIMENTO EM PACIENTES PARA TRATAMENTO DE TUBERCULOSE PULMONAR EM RONDÔNIA

Introdução

A tuberculose caracteriza como uma doença pulmonar crônica e sistêmica grave, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, é um problema de saúde pública mundial, devido a quantidade de óbitos, e configura-se como a segunda doença infecciosa mais letal do mundo, perdendo apenas para o SARS-CoV-2. A Organização Pan Americana de Saúde, estima que, anualmente, 10 milhões de pessoas no mundo desenvolvem tuberculose e cerca de 1,5 milhões vão a óbito, o que corresponde a uma gravidade de 15%.  

Objetivo (s)

 Neste trabalho, nós utilizamos uma base de dados não identificados a nível municipal para avaliar a heterogeneidade espacial dos desfechos de pacientes em tratamento para tuberculose pulmonar.

Material e Métodos

 Nós realizamos um estudo observacional retrospectivo utilizando dados individualizados e desidentificados do Sistema Nacional de Agravos e Notificações - Tuberculose (SINAN-TB) notificados no período de Janeiro de 2015 a Dezembro de 2022. O desfecho primário avaliado neste trabalho foi um desfecho binário onde 0 indica cura (favorável) e 1 perda de segmento (LTFU). Posteriormente, os dados foram agrupados e avaliados quanto a sua distribuição temporal e espacial.

Resultados e Conclusão

De janeiro de 2015 a dezembro de 2022 um total de 5.595 novos casos de tuberculose foi reportado no estado de Rondônia, dos quais 3.442 atenderam ao critério de inclusão do trabalho. Dos casos incluídos no trabalho 75% (2.581/3.442) evoluíram para cura, enquanto que 25% (861/3.442) foram considerados LTFU. As análises temporais não indicaram a presença de tendência na proporção do desfecho ao longo do tempo. Já os mapas coropléticos indicaram que Candeias do Jamari é um dos municípios que apresenta maior incidência de LTFU no estado (77 casos para cada 100.000 habitantes) sendo que neste município a taxa de cura foi cerca de 28% (21/73). Resultados preliminares apontam que a situação da TB no estado de Rondônia se manteve estável nos últimos anos. Futuramente, um modelo bayesiano espaço temporal será aplicado aos dados em questão para entender os determinantes da heterogeneidade espacial da distribuição de agravos, bem como as principais características que podem ser utilizadas em modelos preditivos. O resultado final poderá auxiliar na identificação precoce de áreas de risco de maneira que os gestores de saúde possam mitigar e tomar medidas efetivas para diminuir a perda de segmento.

Palavras Chave

Tuberculose; Fatores de Risco e Dados secundários.

Área

Eixo 02 | 1.Tecnologia e Inovação em saúde - Big data

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

KEITYANE BOONE BERGAMASCHI, DANIELLA MATOS MENDONÇA DE MELO, ANTONIO JÚNIOR JÚNIOR, MARLON GREGÓRI FLORES CUSTÓDIO, NICKOLLY THAVINNY GASPERIN DE OLIVEIRA, SAYONARA DOS REIS, IASMIN FERREIRA PIMENTEL, ARTUR TRANCOSO LOPO DE QUEIROZ, BRUNO B ANDRADE, BEATRIZ BARRETO-BARRETO, MORENO MAGALHÃES DE SOUZA RODRIGUES