Dados do Trabalho
Título
Infecção por Trypanosoma cruzi e comportamento fitófago em barbeiros (Triatominae: Reduviidae) no estado de Rondônia
Introdução
A Doença de Chagas é uma enfermidade negligenciada que afeta milhões de pessoas, principalmente nas Américas. Desde sua descoberta, ela tem sido associada à transmissão por insetos hematófagos da família Triatominae. Os triatomíneos são os vetores responsáveis pela disseminação do Trypanosoma cruzi, o parasito causador da doença. Por muito tempo, os triatomíneos foram considerados exclusivamente hematófagos, no entanto, estudos recentes têm revelado a capacidade desses insetos de se alimentarem de plantas, o que é conhecido como fitofagia. Esse comportamento dos triatomíneos pode ter consequências significativas na dinâmica de transmissão do T. cruzi, especialmente em áreas onde as fontes de sangue são escassas, e pode influenciar na ecologia dos triatomíneos e suas interações com o ambiente.
Objetivo (s)
Investigar ocorrência de fitofagia e infecção por T. cruzi em espécies de Triatomíneos coletados em diferentes municípios de Rondônia utiizando um kit qPCR que detecta a presença de T. cruzi em polpa de açai.
Material e Métodos
Utilizamos insetos que foram enviados para o Laboratório de Saúde Pública do estado de Rondônia (LACEN-RO). Para realização dos testes foi adaptado um kit comercial IBMP qPCR utilizado para a detecção de T. cruzi em polpas de açaí. Os abdomens dos insetos foram macerados individualmente e em seguida seu DNA foi extraído e armazenado em -20 C até a realização do procedimento de amplificação.
Resultados e Conclusão
Até o momento foram realizadas 151 extrações de diferentes espécies, tais como: Rhodnius montenegrensis, Panstrongylus geniculatus, Rhodnius robustus e Panstrogylus lignarius dessas foi possível observar que 137 (90,7%) amostras deram positivas para o alvo de T. cruzi e 67 (44%) amplificaram para o alvo de plantas, mostrando que os insetos ingerem algum tipo de néctar da vegetação. Em apenas 3 amostras foi observado a amplificação do controle interno da planta e não estavam infectadas com T. cruzi. Sugerimos a partir de nossos resultados que as plantas locais podem desempenhar não apenas o papel de abrigo para esses insetos, como anteriormente descrito, mas também podem ter um papel nutricional na manutenção desses vetores triatomíneos. Nossa descoberta de alimentação de plantas por insetos hematófagos é a primeira evidência desse comportamento alimentar no estado de Rondônia. No entanto, isso não é surpreendente, pois outros estudos já demonstraram a fitofagia desses insetos na natureza e em laboratório.
Palavras Chave
Fitofagia; Doença de Chagas; Vetores; Triatomíneos
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Glaucilene Silva Costa, Cicileia Correia Silva, Aline Linhares Mendonça Ferreira Melo, Waltencir Policarpo Correia, Adriana Benatti Bilheiro, José Maria Silva Nobre, Alda Eunice Farias Lobato Cunha