Dados do Trabalho


Título

Impacto da vacinação contra covid-19 na incidência de casos de covid-19 no Ceará

Introdução

A pandemia de covid-19 resultou em uma crise de saúde pública, que afetou milhões de pessoas e impôs desafios significativos aos sistemas de saúde. A avaliação do impacto da vacinação é essencial para entender sua eficácia e orientar políticas de saúde pública.

Objetivo (s)

Estimar o impacto da vacinação contra covid-19 na incidência por covid-19 no Ceará.

Material e Métodos

Este estudo realizou análise de séries temporais interrompidas para avaliar a incidência de casos por covid-19 ocorridos mensalmente no Ceará, no período de dezembro de 2019 e dezembro de 2022. Foram incluídos 37 meses, sendo 13 meses (dezembro de 2019 a dezembro de 2020) antes da administração da primeira dose da vacina e 24 meses (janeiro de 2021 a dezembro de 2022) após. Os dados foram obtidos de duas fontes principais: o IntegraSUS para o número mensal de casos de covid-19, e o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) para os dados populacionais. A intervenção estudada foi a vacinação contra covid-19, que teve início no Ceará em 17 de janeiro de 2021. As análises foram realizadas utilizando a regressão de Prais-Winsten no software R. Este estudo não necessitou de aprovação prévia de Comitê de Ética em Pesquisa pois utilizou dados de livre acesso conforme resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados e Conclusão

Durante os 37 meses do estudo, foram notificados 1.457.765 casos de covid-19 no Ceará. Com incidência média de 299,31 casos por 100 mil habitantes no período pré vacinação e 506,82 casos por 100 mil habitantes no período pós vacinação . A análise revelou um coeficiente de tendência crescente estatisticamente significativo (0.19; p=0.006) antes da vacinação. A implementação da vacinação resultou em uma mudança progressiva na tendência, com uma redução de 20,5% (IC95%: -31,3%; -7,9%) na incidência mensal de casos de covid-19 no Ceará. Este resultado é consistente com a expectativa de que a vacinação contribuiu para o controle da propagação do vírus. Não foi observada uma mudança imediata (degrau) significativa após o início da vacinação, dado que a vacinação iniciou progressivamente em grupos prioritários bem como a dificuldade do governo na aquisição de doses suficientes para imunizar toda a população do Ceará. Por outro lado, a redução na tendência ao longo da série destaca a importância das campanhas de vacinação na mitigação da pandemia.

Palavras Chave

COVID-19; Epidemiologia; Estudos de Séries Temporais Interrompidas; Análise de Séries Temporais Interrompidas; Vigilância Epidemiológica

Área

Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

PATRÍCIA PEREIRA LIMA BARBOSA, ANA MARIA PEIXOTO CABRAL MAIA, CARLOS HENRIQUE ALENCAR