Dados do Trabalho


Título

Inquérito entomológico da fauna de flebotomíneos em potenciais focos de leishmaniose cutânea no município de Pimenta Bueno, Rondônia

Introdução

Um dos desafios na aplicação de estratégias e estudos sobre a Leishmaniose Cutânea (LC) em áreas endêmicas é a complexidade da tríade epidemiológica. O perfil de transmissão pode variar conforme a localidade, resultando em diferentes prevalências de vetores e espécies de Leishmania. 

Objetivo (s)

Este estudo avaliou a diversidade de flebotomíneos em potenciais focos de transmissão com o objetivo de identificar o risco de urbanização desse agravo no município de Pimenta Bueno. 

Material e Métodos

Para alcançar os objetivos, foram realizadas coletas de flebotomíneos com armadilhas luminosas em diferentes bairros do município, a fim de observar a densidade vetorial e as espécies circulantes. Após a coleta os insetos foram triados, os machos foram montados inteiros em lâmina, já as fêmeas foram montadas apenas cabeça e os últimos segmentos abdominais, os segmentos restantes foram armazenados para posteriormente terem seu DNA extraído para a detecção de DNA de Leishmania.

Resultados e Conclusão

No total foram coletados 5.629 indivíduos (1635♀♀, 3994♂♂) distribuídos em 26 espécies e 10 gêneros. As espécies mais abundantes foram Nyssomyia whitmani (n=1055, 18%) e Evandromyia walkeri (n=413, 7%), além disso, espécimes classificados como do complexo Antunesi representaram 70% do material coletado (n=3958). As espécies Bichromomyia flaviscutellata, Psathyromyia bigeniculata, Psathyromyia dreisbachi, Psathyromyia punctigeniculata e Viannamyia tuberculata foram registradas pela primeira vez no município. Nyssomyia whitmani é um importante vetor na transmissão de LC no Brasil sendo associada com a transmissão de Leishmania braziliensis. Em Rondônia, essa espécie possui histórico de abundância nos municípios de Ariquemes, Cacaulândia e Monte Negro, em diferentes fitofisionomias e tem apresentado comportamento de adaptação a áreas periurbanas. Para o complexo Antunesi, estudos em Rondônia com fêmeas identificaram recentemente DNA de L. braziliensis. As espécies desse complexo como Nyssomyia antunesi possui importância como vetor de L. lindenbergi. Estudos recentes reforçam que os membros do complexo estão presentes tanto em ambientes mais preservados como também em ambientes com atividade antrópica, o que reforça o potencial papel de vetores no estado. Os dados do presente estudo reforçam a necessidade de monitoramento de vetores em ambientes periurbanos e urbanos para melhor entendimento sobre ciclos de transmissão na região e contribuir com o aumento das medidas de controle da Leishmaniose nas localidades estudadas.

Palavras Chave

Amazônia Ocidental; Vetores; Leishmaniose Tegumentar; diversidade.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Glaucilene da Silva Costa da Silva Costa, José Lima de Aragão Lima de Aragão, Luiz do Carmo de Jesus do Carmo de Jesus, Alda Eunice Farias Lobato da Cunha Eunice Farias Lobato da Cunha , Waltencir Policarpo Correia Policarpo Correia, Rosenilton de Araújo Neves de Araújo Neves, Antônio Marques Pereira Junior Marques Pereira Junior