Dados do Trabalho


Título

Mobilização, comunicação e educação no Dia Mundial da doença de Chagas

Introdução

A doença de Chagas (DC) é considerada uma das principais doenças tropicais negligenciadas nas Américas. No intuito de conscientizar sobre essa doença, em 2020 a OMS instituiu o Dia Mundial da DC (DMC). As ações de Informação, Comunicação e Educação (IEC) em saúde costumam ser consideradas fundamentais para aumentar a conscientização, melhorar o acesso ao diagnóstico e tratamento, e promover estratégias de controle. No entanto, costumam ser pequenas, genéricas e apresentam desafios significativos na hora de sua implementação.  

Objetivo (s)

Analisar as ações de IEC promovidas pelo projeto CUIDA Chagas durante a realização da campanha do DMC 2024 no marco do estudo de implementação no Brasil. 

Material e Métodos

Abordagem mixta realizada a partir dos relatórios elaborados ao final da execução de 68 ações de IEC ocorridas nos municípios de Janaúba (MG), Paraúna (GO), Riachão das Neves (BA), Igarapé Miri (PA) e Rosário do Sul (RS). As ações promovidas no DMC 2024 envolveram 23 escolas, 30 Unidades Básicas de Saúde e 7 espaços públicos, mais de 12 mil estudantes do ensino fundamental e médio e mais de 250 profissionais de saúde. 

Resultados e Conclusão

Verificou-se que ações esportivas em espaços públicos tiveram maior relevância na convocação e imprensa. Nestes eventos, houve a participação de mais de 400 pessoas de diferentes públicos. No município de Janaúba (MG) destacou-se o impacto da campanha no aumento significativo (300%) da testagem para DC. Dentre os materiais utilizados, destaca-se a distribuição de 3 mil exemplares da revista em quadrinhos da Turma da Mônica relacionada à DC. A receptividade relatada pelos atores valida a pertinência e qualidade do material como instrumento para a mobilização do público infanto-juvenil. Nas ações em espaços de saúde, o formato de palestras e rodas de conversas ainda se mostrou uma ferramenta bastante aceita e reproduzida pelos profissionais de saúde. As atividades diferenciadas de IEC facilitaram a convocatória e aumentaram o interesse da população no tema, criando um ambiente mais aberto e receptivo para uma doença silenciada e negligenciada. Resultados parciais sobre a avaliação da campanha apontam a importância das ações de IEC para ampliar testagem, promover a troca de experiências e desmitificar preconceitos sobre a DC entre os diferentes públicos atingidos.  

Palavras Chave

Doença de Chagas; comunicação e educação em saúde; implementação; Dia Mundial de Chagas; Mobilização Social; leishmaniose

Área

Eixo 19 | Outros

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Lucelia Pereira dos Santos Cardoso, Mauro Junior Serrão Pantoja, Diego Franck Santos Souza, Valentina Carranza Weihmuller, Javier Augusto Abi-Saab Arrieche, Eliana Amorim, Andrea Silvestre, Debbie Vermeij, Elisa Borges, Fernanda Sardinha