Dados do Trabalho


Título

A inibição da atividade enzimática da proteína histidine triad nucleotide-binding 1 (HINT1) promove aumento da infecciosidade dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya

Introdução

Os vírus Zika (ZIKV) e Dengue (DENV) pertencem ao gênero Orthoflavivirus e família Flaviviridae, e o Chikungunya (CHIKV), faz parte da família Togaviridae e gênero Alphavirus. Esses arbovírus são transmitidos por mosquitos do gênero Aedes, apresentam RNA fita simples com senso positivo como genoma e possuem efeito pró-apoptótico em diferentes linhagens celulares. Apesar dos avanços nas pesquisas, os mecanismos do ciclo replicativo e patogênese da doença causada por esses vírus ainda não estão completamente elucidados. A proteína humana histidine triad nucleotide-binding 1 (HINT1) atua na hidrólise de diferentes aminoacil-adenilatos, intermediários do carregamento do RNAt, regulando a síntese proteica. HINT1 é capaz de regular positivamente p53 e Bax, enquanto diminui Bcl2, promovendo um efeito pró-apoptótico nas células. A proteína também atua na modulação da expressão de genes de resposta imune 

Objetivo (s)

Até o momento, não há estudos que correlacionem HINT1 e infecções virais. Contudo, resultados do grupo mostraram que o bloqueio farmacológico da atividade enzimática de HINT1 promove aumento na produção de partículas infecciosas de ZIKV e DENV. Assim, o objetivo desse trabalho é caracterizar o papel de HINT1 na infecção por ZIKV, DENV e CHIKV. 

Material e Métodos

Foram utilizados 6 compostos para a inibição da atividade enzimática de HINT1 e avaliada a resposta viral, por meio de titulação e Western Blot. 

Resultados e Conclusão

O aumento da progênie viral foi observado na infecção por ZIKV em Vero, em 72 HPI, em neuroblastoma (SHSY-5Y), 48 HPI, e em hepatocarcinoma (HUH7), 24 HPI. Para DENV, ocorreu em SHSY-5Y e HUH7, 24 HPI. Já em CHIKV, o fenômeno ocorreu em 6 HPI. Para avaliar o momento do ciclo replicativo viral em que a inibição de HINT1 atua, foi realizado experimento de tempo de adição para dois dos compostos em células SHSY-5Y infectadas com ZIKV. Foi observado que, independente do momento de tratamento, um dos compostos aumentou a produção de partículas virais. Por meio de ensaio de Western blot, verificou-se que os compostos modulam os níveis de HINT1 e da proteína NS1 de ZIKV. A partir desses resultados, é possível concluir que HINT1 atua no controle da replicação desses arbovírus através de sua atividade enzimática, uma vez há o aumento da progênie viral infecciosa. Uma das hipóteses é que HINT1 controla a replicação viral através do seu papel na síntese proteica e ao promover o aumento de fatores pró-apoptóticos. Os mecanismos moleculares para elucidar tal papel estão sendo atualmente investigados.

Palavras Chave

ZIKV; DENV; CHIKV; HINT1; SH-SY5Y; Replicação e infectividade

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Rafaela Barbosa da Silva Pinto, Marcos Romário Matos de Souza, Raphael Rodrigues Brambila, Luciana Jesus da Costa