Dados do Trabalho
Título
POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE CTP, UM NOVO COMPLEXO DE COBRE(II)-TEOFILINA/1,10- FENANTROLINA, SOBRE ESPÉCIES DE Candida NÃO albicans RESISTENTES AO FLUCONAZOL
Introdução
O aumento na incidência de infecções fúngicas oportunistas ocasionadas por espécies de Candida não-albicans vem sido documentado em diferentes países. Tais espécies apresentam perfis de resistência aos principais antifúngicos utilizados na clínica médica, gerando falhas terapêuticas. Logo, a busca por novas estratégias contra cepas de Candida resistentes é de extrema importância.
Objetivo (s)
Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar o potencial anti-Candida de um novo composto de coordenação contendo cobre(II) complexado com teofilina (theo) e 1,10-fenantrolina (phen), nomeado como "CTP" - Cu(theo)2phen(H2O)·5H2O, contra seis espécies de Candida resistentes a antifúngicos, incluindo C. auris, C. glabrata, C. haemulonii, C. krusei, C. parapsilosis e C. tropicalis.
Material e Métodos
CTP foi capaz de inibir o crescimento de todas as espécies, com concentrações inibitórias mínimas variando de 7,81 a 62,5 μg/mL e concentrações fungicidas mínimas variando de 15,62-62,5 μg/mL. Os experimentos demonstraram que o CTP inibiu efetivamente a atividade das desidrogenases mitocondriais, aumentando a produção intracelular de espécies reativas de oxigênio. Além disso, o uso de CTP resultou em danos significativos à membrana plasmática fúngica, conforme evidenciado pela incorporação de iodeto de propídio e a fragmentação do DNA. Imagens de microscopia eletrônica de varredura evidenciaram que a superfície fúngica sofreu alterações substanciais após o tratamento com CTP, incluindo a formação de invaginações que levaram a cavitações.
Resultados e Conclusão
Tais modificações na superfície impactaram significativamente a capacidade das células de Candida em aderir à superfície de poliestireno e formar uma estrutura robusta de biofilme. O CTP também foi eficaz em desarticular biofilmes maduros formados por essas leveduras em suporte de poliestireno. Paralelamente, o CTP não causou lise em eritrócitos até a concentração de 1000 μg/mL. A toxicidade do CTP também foi avaliada in vivo usando larvas de Galleria mellonella e Tenebrio molitor. O CTP apresentou níveis nulos ou baixos de toxicidade em doses de 31,25 a 250 μg/mL por 5 dias. Após 24 horas de tratamento, as larvas de G. mellonella resistiram a altas doses, com valor de CC50 igual a 776,2 μg/mL, gerando índices de seletividade variando de 12,4 a 99,4 dependendo de cada espécie. Coletivamente, esses dados destacam que o CTP poderia servir como um potencial medicamento para tratar infecções causadas por espécies de Candida resistentes aos antifúngicos disponíveis.
Palavras Chave
Candida; Compostos de coordenação; Mecanismos antifúngicos; Teofilina; 1; 10-Fenantrolina
Área
Eixo 18 | Resistência a antimicrobianos e novas abordagens não antibióticas
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Pedro Fernandes Barbosa, Heloisa Freire Frota, Carolline Margot Albanez Lorentino, Lorena Rezende Franchini Affonso, Lívia Souza Ramos, Olofunso Olumide Abosede, Adeniyi Ogunlaja, Marta Helena Branquinha, André Luis Souza Santos