Dados do Trabalho
Título
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE A DENGUE EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO ESTADO DO PARÁ
Introdução
A dengue é uma das arboviroses com maior relevância nas Américas. O Brasil é o país mais afetado em números de casos de dengue, sendo responsável por cerca de 70% dos casos notificados. É uma doença viral transmitida através da picada de fêmeas do mosquito Aedes aegypti, e apresenta-se em 4 sorotipos que são circulantes no Brasil, Denv-1, Denv-2, Denv-4 e Denv-4. As comunidades quilombolas, remanescentes de quilombos, são habitadas por descendentes de negros e ex-escravos. Estas comunidades encontram-se em meio rural e afastadas de serviços de saúde. Diante disso, há uma dificuldade de acesso dessas populações às ações preventivas para doenças infecciosas e parasitárias.
Objetivo (s)
Promover educação em saúde para crianças do ensino fundamental em uma escola inserida em uma comunidade quilombola no estado do Pará.
Material e Métodos
Trata-se de um relato de experiência a respeito de ação educativa sobre dengue realizada na comunidade quilombola de Itaboca, localizado no município de Inhangapi-PA.
Resultados e Conclusão
Foram realizadas ações de educação ambiental e em saúde, com estudantes do ensino fundamental, acerca da dengue. No primeiro momento foi ministrada palestras a respeito do mosquito vetor do vírus da dengue, principalmente fêmeas da espécie A. aegypti, e a importância epidemiológica do controle vetorial no combate à doença, assim como informações de medidas preventivas para controle da população de mosquitos, com a eliminação de possíveis reservatórios para a proliferação do vetor. Após isso, foram orientados sobre o que era a dengue, e sua forma de transmissão, sinais clínicos, medidas de prevenção e a importância de procurar assistência médica ao identificar os sintomas da doença. Após a palestra foram distribuídos panfletos informativos a respeito da dengue, para que as crianças pudessem compartilhar as informações obtidas em suas residências. Os alunos puderam aprender sobre temas relevantes para a saúde, visando o bem estar geral da comunidade. As medidas de prevenção e de promoção em saúde com ações educativas nas comunidades quilombolas ampliam o conhecimento acerca da dengue, bem como os modos de transmissão, prevenção, combate ao vetor e os sinais clínicos da doença, propiciando uma melhor qualidade de vida em consequência da possível redução do número de casos da doença.
Palavras Chave
Quilombo; Arbovirose; Educação.
Área
Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Max Chaves Mota Junior, Rafael Hipolito Pires Batista, Kelrilem Rainara Manos Cruz, Rossela Damasceno Caldeira