Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E GESTANTES SOBRE TOXOPLASMOSE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CEARÁ

Introdução

A toxoplasmose é uma doença infecciosa de caráter zoonótico com distribuição mundial causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. No Brasil, a doença acomete 64,9% a 91,6% da população onde somente 10% a 20% reportam sintomas. 

Objetivo (s)

Objetivou-se conhecer a percepção de profissionais de enfermagem e gestantes no município de Sobral-Ceará. 

Material e Métodos

A pesquisa foi desenvolvida no município de Sobral - Ceará, principal cidade da macrorregião homônima, que situa-se no norte do estado, a aproximadamente 240 km de distância da capital Fortaleza, com população estimada para o ano de 2021 de 212.437 habitantes e área territorial de 2.068,474km². O estudo foi realizado no segundo semestre de 2022. Foram selecionadas 10% das gestantes cadastradas em dez unidades da Estratégia Saúde da Família e todos os profissionais de enfermagem eu atuavam no pré-natal. Os dados foram coletados por meio de dois questionários estruturados para cada público. A pesquisa respeitou a Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da instituição através da plataforma Brasil com Número do parecer 5.612.075 e também na plataforma do Sistema Integrado da Comissão Científica da Secretaria de Saúde Pública de Sobral com protocolo nº  0158/2022.

Resultados e Conclusão

Foram entrevistados 21 enfermeiros e 36 gestantes. Observou-se que 100% dos profissionais enfermeiros nunca participaram de capacitação sobre a toxoplasmose. 23,80% dos profissionais não atribuíram a causa a um protozoário. O conhecimento avaliado sobre as formas de transmissão, sintomas e prevenção expressou que não existe um entendimento geral sobre o assunto entre os profissionais. Quanto às gestantes, 30% tinham gatos em casa, sobre a realização da sorologia, 55,56% disseram ser negativa para a toxoplasmose; 8,33% afirmaram ser positivas e 36,11% não sabiam se tinham feito o exame. Das gestantes positivas, 97,22% não receberam orientações. 83,33% atribuíram a transmissão ao manuseio de fezes de gatos. Como medida de prevenção, 36,11% das gestantes apontaram não tocar ou fazer carinho em gatos e 16,67% informaram que, caso tenham gatos em casa deve-se se desfazer do animal como forma de prevenção. Evidencia-se que na o conhecimento dos profissionais da saúde a respeito da toxoplasmose é baixo sobressaindo crendices ou incompreensões nas respostas dos participantes, apontando necessidade de inclusão deste tema nos processos de educação permanente.

Palavras Chave

Toxoplasmose; Zoonoses; Saúde Coletiva.

Área

Eixo 06 | 4.Protozooses humanas e veterinárias - Toxoplasmose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Francisco Roger Aguiar Cavalcante, Flávia Morini Oliveira Dias, Viviane Oliveira Mendes, Damásio Linhares Ponte Filho, Maria Juliana Moraes Damasceno, Ana Julia Nepomuceno Silva , Nicolas Bergkamp Parente Aguiar, Maria Vitória Sousa Gomes, Gabriela Moreira Sousa, Helena Maria Oliveira Souza