Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A INFECÇÃO POR HPV E AÇÃO EDUCATIVA PARA ADOLESCENTES ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, CAMPO GRANDE-MS

Introdução

A importância da infecção pelo Papilomavirus humano (HPV) como problema de saúde pública em todo o mundo se dá pela sua elevada frequência e associação com vários tipos de neoplasias, dentre eles, o câncer de colo de útero, pênis, vulva, anal, boca e orofaringe. A infecção por HPV também está associada às verrugas anogenitais e à papilomatose respiratória recorrente (PRR), patologias classificadas como benignas, do ponto de vista oncogênico, mas que causam grave comprometimento clínico e psicológico nos indivíduos afetados. Observam-se vários obstáculos para o sucesso da vacinação, dentre eles, restrições financeiras, falta de disponibilidade da vacina, dificuldades logísticas e a falta de conscientização da comunidade. Portanto, é necessário aumentar a conscientização da importância da vacina com o objetivo de contribuir para o aumento da cobertura vacinal e redução dos riscos à saúde associados à infecção por HPV.

Objetivo (s)

Identificar a conscientização sobre a infecção por Papilomavírus humano e realizar ações educativas para adolescentes escolares de 14 a 18 anos da rede pública de ensino de Campo Grande – MS.  

Material e Métodos

Pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa, com coleta de dados primários, mediante entrevista estruturada com adolescentes de 14 a 18 anos, no ambiente escolar da rede pública de ensino, no período de junho de 2023 a maio de 2024, considerando o conhecimento sobre os aspectos relacionados à infecção por HPV, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (Aprovação CEP N. 6.091.105, em 30/maio/2023). Em seguida, foram realizadas ações educativas, com realização de rodas de conversa, jogos educativos e distribuição de cartilhas.

Resultados e Conclusão

Foi observado uma baixa adesão dos estudantes à pesquisa, de 1050 adolescentes convidados, somente 70 aceitaram responder à entrevista estruturada. De 40 adolescentes entrevistadas, 27,5% não souberam responder como ocorre a transmissão do HPV, 35% responderam erroneamente, 27,5% não souberam responder que o HPV pode causar câncer, somente 50% associaram o HPV como agente causal do câncer de colo de útero, somente 22,5% ao câncer de pênis e somente 7,5 % ao câncer de orofaringe. A maioria dos estudantes convidados para a pesquisa participaram da ação educativa, houve distribuição de material educativo e divulgação da recente mudança do esquema vacinal. Há necessidade de ampliação da educação em saúde para os estudantes e comunidade sobre a infecção por HPV e a importância sobre a vacinação.

Palavras Chave

HPV; conscientização; Adolescentes; Cobertura Vacinal; Educação em saúde

Área

Eixo 10 | 3.Outras viroses humanas e veterinárias - Viroses emergentes e reemergentes

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

ANA PAULA DE OLIVEIRA LIMA , Lanna PAULLA ANDRADE MELO , Maria Luiza BERALDI MESTRINER, VANESSA MARUYAMA MARTINS, BRUNO URATANI DA SILVA , LIVIA GABRIELI TELES HERRERA, VICTORIA ALMEIDA VILLAMIL, MARIA FERNANDA SILVA BERTELLI, ALDA MARIA TEIXEIRA FERREIRA, INES APARECIDA TOZETTI , CACILDA TEZELLI JUNQUEIRA PADOVANI