Dados do Trabalho
Título
Avaliação da suscetibilidade de linhagens de Aedes aegypti ao larvicida Spinosad no Recife
Introdução
Larvicidas microbianos à base de Lysinibacillus sphaericus, Bacillus thuringiensis sorovar. israelensis (Bti) e Saccharopolyspora spinosa são eficazes para controle de mosquitos de importância na saúde pública. Bti e L. sphaericus já têm um histórico de uso no Brasil, e S. spinosa foi recentemente adotada para o controle de Aedes aegypti no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). S. spinosa produz metabólitos denominados espinosinas A e D (Spinosad), que atuam no sistema nervoso central do inseto, provocando hiperexcitabilidade, paralisia e a morte. O Spinosad no Brasil é pouco utilizado para vetores, sendo mais comum no controle de pragas agrícolas. Com a sua recente recomendação no PNCD, são necessários estudos que investiguem a eficácia do produto para o controle de diferentes linhagens de Aedes aegypti.
Objetivo (s)
O objetivo deste estudo foi avaliar a suscetibilidade de três linhagens de Aedes aegypti provenientes da cidade do Recife ao larvicida à base de Spinosad (Natular™ 20EC). RecLab, linhagem de referência local, utilizada para o controle; RecCam, linhagem estabelecida a partir de ovos coletados da Região Metropolitana do Recife; RecSpi, sublinhagem derivada da RecCam e exposta ao Spinosad de forma contínua por cinco gerações (RecSpi-F5).
Material e Métodos
Bioensaios de dose-resposta foram realizados para determinar as concentrações letais (CL’s) do larvicida para 50% e 90% das larvas das colônias. Cada grupo, tratado e não tratado, foi formado por vinte larvas do 3° instar em 100 ml de água e foram testados em triplicata. Por fim, a mortalidade foi registrada após 48h. As CL’s foram estabelecidas pela análise de Próbites utilizando o programa SPSS v.16.0 para Windows.
Resultados e Conclusão
O produto a base de Spinosad apresentou CL50 (mg/L) de 0.233, 0.222, 0.186 mg/L e 0.244 para para RecLab, RecCam, RecSpi-F1 e RecSpi-F5, respectivamente. Já para as CL90 (mg/L) foram de 0.354, 0.383, 0.305 e 0.391 mg/L,respectivamente.Os resultados demonstram que o larvicida à base de Spinosad é eficaz para todas as linhagens de Aedes aegypti testadas e, a sobreposição dos intervalos de confiança das CL’s, indicam que a suscetibilidade das linhagens é similar. As CL50 e CL90 para larvas RecCam indicaram que o Spinosad mantém sua eficácia mesmo após as cinco gerações de exposição contínua.. Assim, o Spinosad se mostra uma ferramenta promissora para o controle de Aedes aegypti, auxiliando no PNCD. Estudos estão em andamento para investigar a eficácia do produto ao longo prazo e seu potencial de desenvolvimento de resistência.
Palavras Chave
Bioinseticidas; resistência; Controle de vetores
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Hyago Luiz Rique, Heverly Suzany Gouveia de Menezes, Maria Helena Neves Lobo Silva-Filha