Dados do Trabalho


Título

Avaliação do perfil de biomarcadores de imunidade, lesão tecidual e hematológico em pacientes com Doença Renal Crônica e Condições pós-covid

Introdução

A permanência de sintomas após meses a anos da infecção aguda por SARS-CoV-2 foi relatada por uma parte dos pacientes. Estes numerosos sintomas foram denominados condições pós-covid e estão relacionados ao acometimento de órgãos infectados pelo SARS-CoV-2. Na covid-19 alguns fatores de risco foram associados à gravidade da doença, como a doença renal crônica (DRC). Devido às limitações impostas pela DRC, esses pacientes necessitam de hemodiálise para manutenção da homeostase. Esse tratamento complexo impediu que esses indivíduos fizessem o isolamento social, obrigando-os a frequentarem os centros de hemodiálise, o que resultou em altas taxas de infecção pelo SARS-CoV-2. Pacientes com DRC enfrentam dificuldades para seguirem com suas atividades diárias em consequência da perda de massa muscular e do agravamento de doenças cardiovasculares. Considerando o exposto acima, é necessário compreender as condições pós-covid neste grupo.

Objetivo (s)

Determinar o perfil de biomarcadores de imunidade, lesão tecidual e hematológico em pacientes com DRC e Covid longa para estabelecimento de correlação deste com as condições pós-covid.

Material e Métodos

O estudo conta 173 voluntários, sendo 142 portadores de DRC e 31 profissionais da saúde (sem DRC) recrutados no Hospital da Baleia e/ou Hospital Metropolitano Célio de Castro mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (CEP 42898621.9.0000.5091, CONEP 30428720.3.0000.5091). O acompanhamento consistiu na coleta de amostras de sangue e uma entrevista semiestruturada a fim de descrever o histórico de covid-19. O perfil longitudinal de anticorpos IgG anti-S do SARS-CoV-2 será determinado por ELISA. Serão quantificados mediadores solúveis por luminex (Bio-Rad). Será realizada a determinação quantitativa dos níveis séricos de dímero D, proteína C reativa e proteína C reativa ultrassensível utilizando kits comerciais.

Resultados e Conclusão

O perfil epidemiológico dos voluntários com DRC foi caracterizado pela faixa etária 16 a 88 anos, com predomínio do sexo masculino (55,6%). A taxa de vacinação contra a covid-19 neste grupo foi de 85,9% (N=122). O diagnóstico confirmado de covid-19 neste grupo foi de 50,0% (N=71). Dentre os infectados vacinados 7,7% (N=11) apresentaram pelo menos um sintoma de condição pós-covid sendo os sintomas mais reportados: febre 36,4% (N=4), dispneia 36,4% (N=4), mialgia 27,3% (N=3) e tosse 36,4% (N=4), o número de sintomas relatados pelos indivíduos variou de 1 a 10 sintomas.

Palavras Chave

Condições pós-covid; Doença renal crônica; resposta imune

Área

Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Daniel Alvim Pena Miranda, Nathalie Bonatti Franco Almeida, Ana Esther Souza Lima, Adelina Junia Lourenço, Camila Amormino Corsini, Sarah Vieira Marques Contin, Priscilla Soares Filgueiras, Dárlisson Sines Gobbo, Júlia Rodrigues Barbosa Vasconcelos Bandeira, Priscila Fernanda Silva Martins, Rafaella Fortini Grenfell Queiroz