Dados do Trabalho


Título

Metodologia territorializada para a promoção da participação social em doença de Chagas no Brasil

Introdução

No Sistema Único de Saúde (SUS), a participação social em saúde (PSS) se manifesta por meio de diversas ações de grupos sociais que influenciam a formulação, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas. Neste sentido, a PSS é uma prática democrática fundamental para garantir processos inclusivos e sustentáveis para o exercício do direito à saúde de diversos grupos humanos, entre eles das pessoas e comunidades acometidas pela doença de Chagas (DC). A DC é uma das doenças tropicais negligenciadas (DTNs), portanto, com inúmeros desafios políticos e económicos para obter visibilidade e reconhecimento por diversas instituições e setores da sociedade.  

Objetivo (s)

Implementar e avaliar uma metodologia territorializada de promoção da participação social em saúde de pessoas acometidas pela DC em municípios do Brasil.  

Material e Métodos

Estudo experimental e participativo orientado à promoção da PSS no marco do estudo de implementação do projeto CUIDA Chagas. Implementaram e avaliaram-se encontros sobre PSS em DC desenvolvidos no primeiro semestre de 2024 em 4 municípios do país (em MG, BA, PA e GO). Os encontros foram orientados conforme um guia metodológico elaborado de forma participativa entre especialistas, lideranças e pessoas acometidas por DC. 

Resultados e Conclusão

Um total de 47 pessoas participaram dos encontros, incluindo pessoas acometidas, profissionais de saúde e lideranças comunitárias. Nas experiências observou-se significativa variação em termos de convocatória e engajamento. O tamanho do município, o contexto histórico da PSS e a percepção da população sobre a DC foram fatores intervenientes nessa pluralidade. Os conteúdos pautados no guia orientador tiveram que ser adaptados conforme o diálogo e interpelações de cada local, porém as dinâmicas avaliaram-se de forma positiva. Foi destaque o valor qualitativo dos encontros para conhecer as potencialidades e desafios das pessoas participantes para mobilizar e promover incidência política em seus territórios. Em um dos municípios, formou-se um grupo associativo de forma espontânea a fim de atuar na mobilização comunitária. Os resultados consolidam a necessidade de continuar promovendo instâncias pedagógicas para aprofundar conhecimento sobre metodologias de PSS, formar líderes em estratégias de advocacy e estimular a criação de redes de trabalho e incidência no nível nacional. 

Palavras Chave

Doença de Chagas; participação social; formação; territórios; metodologia; lideranças

Área

Eixo 19 | Outros

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Javier Augusto Abi-Saab Arrieche, Raphaela Delmondes, Valentina Carranza Weihmuller, Hellen Xavier Oliveira, Debbie Vermeij, Eliana Amorim, Andrea Silvestre, José Alexandre Menezes da Silva