Dados do Trabalho
Título
Levantamento de fauna de culicídeos em duas áreas de mata em Maceió, Estado de Alagoas, Brasil
Introdução
O inventário faunístico de mosquitos em áreas de ambiente natural é de considerável importância em estudos ecológicos e como parte da vigilância de Arboviroses. Estas são doenças causadas por um grupo de vírus ecologicamente bem definidos, chamados arbovírus, constituindo problemas de importância em todos os continentes onde se apresentam sob forma endêmica ou epidêmica. Conhecer a fauna de mosquitos de determinada região, fornece informações valiosíssimas para a vigilância nos serviços de saúde. Assim, duas áreas de mata atlântica dentro do município de Maceió, foram trabalhadas para realização do levantamento da fauna de culicídeos.
Objetivo (s)
Realizar o levantamento das espécies de culicídeos em duas áreas de mata de maceió. Fornecer subsídios para a vigilância em saúde de Maceió, quanto aos riscos da circulação de arborvirores em espécies de mosquitos sabidamente vetores.
Material e Métodos
O trabalho foi realizado em duas reservas de mata atlântica localizadas na região metropolitana, APA de Fernão Velho-Catolé, na porção do bairro de Santos Dumont e Parque Municipal de Maceió, localizado no bairro de Bebedouro. Foram empregadas três armadilhas luminosas CDC, puçás e capturadores de Castro. Os mosquitos foram capturados pelas armadilhas e também os que estavam em vôo eram capturados com os puçás e sugados com os capturadores de Castro para serem depositados nos copos entomológicos. Os trabalhos foram realizados em três dias não consecutivos. Um dia para a APA e dois dias para o Parque Municipal. Na APA o trabalho só se deu no período diurno no horário de 09:00 da manhã até 12:00 hora da tarde, enquanto no parque municipal foram realizadas coletas noturnas no primeiro dia e diurnas no dia subseqüente. Também foram capturadas larvas de culicídeos que estavam depositadas em água parada acumulada em ocos de bambus no Parque Municipal.
Resultados e Conclusão
Na APA Fernão Velho-Catolé foram capturados e identificados 4 espécies de mosquitos: Aedes albopictus, Limatus durhamii, Haemagogus janthinomys e Psophora sp. No Parque Municipal o levantamento identificou 5 espécies: Aedes albopictus, Psorophora ferox, Deinocerites sp, Culex quinquefaciatus, Wyemoyia melanocephala. Esse levantamento demonstra que em áreas do tipo mata tão perto das cidades, as expõe a riscos de circulação de arbovírus que podem infectar turistas e transeuntes desses locais. Com base nessas informações, o setor de Vigilância em Saúde deve constantemente monitorar a area seja com os culicideos, seja com epizootias dos animais sentinelas.
Palavras Chave
Culicídeos; Maceió; Parque
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Carlos Fernando Rocha Santos, Ana Lúcia Moreira Macena