Dados do Trabalho
Título
Análise do conhecimento sobre a vigilância da doença de Chagas entre indivíduos de áreas endêmicas de Minas Gerais, Brasil: Projeto SaMi-Trop
Introdução
A região Norte de Minas Gerais é classificada como área de alto risco de transmissão vetorial da Doença de Chagas (DC) e as ações de vigilância são primordiais para o controle dos triatomíneos e da infecção.
Objetivo (s)
Objetivou-se analisar o conhecimento sobre a vigilância da doença de Chagas entre indivíduos de áreas endêmicas de Minas Gerais, Brasil.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo transversal, realizado em 21 municípios endêmicos do Norte de Minas Gerais, Brasil. Foram elegíveis para o estudo os pacientes integrantes da terceira onda da coorte SaMi-Trop. Aplicou-se questionário estruturado com coleta de dados em 2019 e 2020. Este contemplava questões sociodemográficas, conhecimento sobre o vetor, ações de vigilância, transmissão e prevenção da doença de Chagas. Todos os dados foram submetidos à análise descritiva no Programa IBM® SPSS Statistics versão 25.0. O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (179.685/2012) e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (042/2012).
Resultados e Conclusão
Um total de 1.106 indivíduos responderam ao questionário. A maioria dos indivíduos conhecem os triatomíneos (n=996, 90,1%) e sabem que o inseto transmite alguma doença (n=1036, 93,7%). As mulheres foram as que mais avistaram o vetor nos últimos dois anos (n=117, 57,4%) e que identificaram corretamente o modo de transmissão da DC (n=644, 70,4%). Os indivíduos também demonstram saber como evitar a DC (n=620, 56,1%), no entanto, a maioria opta por matar o inseto (n=644, 58,2%), ao invés de o encaminhar vivo para o Posto de Informações de Triatomíneos (PIT) (n=324, 29,3%). Identificou-se que há um conhecimento limitado sobre a participação da população na vigilância da doença de Chagas, mesmo entre aqueles afetados pela doença. Essa situação destaca a importância de promover ações educativas e de sensibilização para elevar o conhecimento e engajamento da comunidade na detecção e prevenção da doença.
Palavras Chave
Doenças Negligenciadas; Triatomíneos; Vetores de Doenças
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Thainara da Silva Gonçalves, José Luiz Padilha da Silva, Nayara Dornela Quintino, Renata Fiúza Damasceno, Ariela Mota Ferreira, Léa de Oliveira Campos Silva, Fabio Ghilardi, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Ester Cerdeira Sabino, Thallyta Maria Vieira