Dados do Trabalho


Título

Estudo Epidemiológico da Malária na População de Garimpeiros da Região de Jaci-Paraná-RO

Introdução

A infecção por malária envolve determinantes biológicos, ambientais, sociodemográficos, econômicos e culturais. No Brasil, os casos de malária notificados em 2020 foram 145.188, apesar da redução de 7,8% comparado aos índices de 2019. A incidência da doença no país é desigual, concentrando 99% dos casos na região Amazônia. Esses casos estão dispostos no território de forma diversa, porém áreas de garimpos, assentamentos e os territórios indígenas registram maiores números de casos da malária. Em garimpos, comparando o primeiro semestre de 2021 com o mesmo período de 2020 houve aumento expressivo de 94% nas suas áreas. Estudos sobre à malária com população do garimpo em Rondônia são escassos. Considerando que o Estado possui uma variedade e tipos de mineração, os quais se faz necessário investigar a prevalência nessas áreas.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo é realizar pesquisa do Plasmodium da malária em amostras de garimpeiros de ouro, alocados ás margens do rio Madeira e afluentes, na região de Jaci-Paraná visando a eliminação da malária em Rondônia.

Material e Métodos

A metodologia adotada para coleta de dados e sangue foi elaborada para duas etapas, a primeira coleta foi nas dependências da Cooperativa de Garimpeiros do Rio Madeira (COOGARIMA), no período de outubro a novembro de 2023 e a segunda etapa para 2024 e 2025. As amostras foram analisadas com as técnicas de microscopia via gota espessa, extração do DNA e amplificação do fragmento do Plasmodium com o Kit do IBMP via RT-PCR.

Resultados e Conclusão

Os resultados observados nas 36 amostras coletadas e analisadas para pesquisa de Plasmodium com as duas técnicas foram 100% negativas. A estratégia de coleta no COOGARIMA pode justificar os resultados negativos, pois a associação é frequentada principalmente por donos das dragas e\ou balsas para compra e venda de ouro. No primeiro momento, o estudo visava apresentar o estudo aos donos das dragas e balsas para que os proprietários avaliassem a importância do estudo para comunidade garimpeira e fornecesse ao estudo as informações dos locais com focos de malária. Agora com as informações e a convite dos proprietários, a equipe do CEPEM realizará a coleta de amostras dos garimpeiros nas próprias dragas, indicadas com casos de malária. O que se pode concluir que a estratégia de conhecer os proprietários das balsas e dragas foi válida, para numa segunda etapa coletar as amostras dos trabalhadores e conhecer a epidemiologia local visando a eliminação da malária na população do garimpo de ouro em Jaci-Paraná-RO.

Palavras Chave

garimpo; malária; eliminação da malária; Rondônia

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Kerry Alesson Souza ALMEIDA, Rafael Jesus HOLANDA, Edilaine Aparecida BORGES, Alzemar Alves LIMA, Glaucilene Silva COSTA, Aline Linhares Mendonça Ferreira MELO, Cicileia Correia SILVA, Mauro Shugiro TADA, Francisca Jesus HOLANDA