Dados do Trabalho
Título
Detecção de anticorpos IgG anti-Strongyloides em amostras de soros provenientes do Brasil e do Peru: resultados preliminares
Introdução
A estrongiloidíase é uma infecção parasitária causada pelo nematódeo Strongyloides stercoralis, possui distribuição mundial e maior prevalência nas regiões tropicais e subtropicais. Técnicas imunológicas utilizando antígenos heterólogos de Strongyloides venezuelensis, para a detecção de anticorpos anti-Strongyloides, apresentam-se como importante alternativa ao diagnóstico parasitológico, já que conseguem superar a baixa sensibilidade dos exames fecais.
Objetivo (s)
Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar o reconhecimento antigênico do extrato de cutícula de larvas infectantes de S. venezuelensis (iL3) por anticorpos IgG presentes em amostras de soro de indivíduos do Brasil e Peru.
Material e Métodos
Para tanto foi realizado um ensaio imunoenzimático (ELISA) utilizando como antígeno, extrato proteico de cutícula de iL3 obtido com o detergente CTAB, e amostras de soros humanas do Brasil e Peru [divididas em: diagnóstico parasitológico positivo apenas para S. stercoralis (n=20, em cada localidade); aparentemente saudáveis com diagnóstico negativo para S. stercoralis ou para outras parasitoses (n=30, no Brasil e n=26, no Peru); e diagnóstico parasitológico positivo para outras parasitoses intestinais (n=20, em cada localidade)]. Foi determinado os parâmetros diagnósticos utilizando a curva ROC. Este estudo recebeu a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do HC FMUSP (sob protocolo CAAE 75472223.1.0000.0068).
Resultados e Conclusão
Pode-se observar valores similares de cut-off (0,269 versus 0,299), porém com valores de sensibilidade (95% versus 100%) e de especificidade (93,3% versus 97,8%) diferentes, considerando as amostras do Brasil e Peru, respectivamente. Considerando o conjunto de dados, valores de absorbância acima de 0,306 conferem 95% (IC 95%, 83,1%-99,4%) de sensibilidade e 96,2% (IC 95%, 90,6%-99%) de especificidade. Os presentes resultados reforçam a utilização do extrato de cutícula de S. venezuelensis como alternativa ao diagnóstico da infecção por S. stercoralis em ambos os países.
Palavras Chave
Strongyloides; helmintíase; imunodiagnóstico; Brasil; Peru.
Área
Eixo 07 | 5.Helmintíases humanas e veterinárias - Parasitoses intestinais
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
ALLANA MARTINS VASCONCELOS, RENATO SANTOS AYRES, WILLIAM ROLDAN GONZALES, MARCELO ANDREETA CORRAL, DIRCE MARY LIMA MEISEL, RONALDO CESAR BROGES GRYSCHEK, FABIANA MARTINS PAULA