Dados do Trabalho


Título

PREDIÇÃO IN SILICO E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMALÁRICO DE COMPOSTOS DERIVADOS DE 1,2,3-TRIAZOIS-QUINOLINICOS EM FORMAS ASSEXUADAS DE PLASMODIUM FALCIPARUM

Introdução

A malária é uma doença parasitária causada por protozoários do gênero Plasmodium spp., transmitidos pela picada do mosquito fêmea Anopheles spp. Na busca de novos agentes antimaláricos, é indispensável que sucedam estudos de compostos terapêuticos que possam auxiliar no tratamento populacional.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo é avaliar a atividade antimalárica in vitro de dois compostos que receberam os códigos VFF-03 e VFF-04, derivados de 1,2,3-triazois-quinolinicos frente ao Plasmodium falciparum cepa W2, avaliar o efeito hemolítico e as propriedades físico-químicas através de ferramentas in silico.

Material e Métodos

Para a determinação da inibição de crescimento de 50% da população parasitária, foi utilizado o revelador Sybr green I, a partir de uma diluição seriada de 1:2 dos compostos, na concentração inicial de 200 µM. Os testes de concentração citotóxica para 50% da população celular foram realizados com a linhagem celular HepG2 (hepatócito humano), com diluições partindo de 1:2 dos compostos, e concentração inicial de 500 µM, sendo revelado pelo método de resazurina. Foi possível avaliar o índice de seletividade (IS), a partir da razão entre o CC50 e IC50. De forma simultânea, foi realizado o ensaio de hemólise com eritrócitos humanos a 1% de hematócrito, partindo de uma diluição de 1:2, com a concentração inicial de 200 µM.

Resultados e Conclusão

Os resultados demonstraram que os compostos possuem ação contra o P. falciparum cepa W2, com os valores de IC50 para VFF-03 de 21,79 µM ± 5,78, e para VFF-04 de 6,33 µM ± 2,5. De acordo com os testes de CC50 frente a linhagem HepG2, os compostos não mostraram ser tóxicos nas maiores concentrações testadas, refletindo o valor de CC50 >500 µM. Ao calcular o IS dos compostos VFF-03 e VFF-04, os resultados obtidos foram maiores do que 22,9 e 78,9, respectivamente. O composto VFF-03 apresentou baixa atividade hemolítica na maior concentração testada, contudo, o composto VFF-04 não apresentou atividade hemolítica. As propriedades de absorção, distribuição, metabolismo, excreção e toxicidade foram avaliadas pelo software ADMETlab, constatando resultados favoráveis no estudo in silico. Desta forma, os compostos apresentaram ação contra o P. falciparum cepa W2, todavia, o composto VFF-04 destacou-se pelo seu maior IS. É notório também, que ambos não demonstraram ser tóxicos na maior concentração testada frente ao hepatócito. Concluindo assim, que os compostos são candidatos para outros ensaios pré-clínicos, visando a descoberta de um novo potencial antimalárico.

Palavras Chave

malária; inibição; Citotoxicidade; in silico.

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Elisandra Kathellen da Silva Afonso, Aurileya de Jesus Gouveia, Amália Ferreira dos Santos, Wallyson de Jesus da Costa, Leandro do Nascimento Martinez, Ruan Carlos Busquet Ribeiro, Fernando de Carvalho da Silva, Alcione Silva de Carvalho, Vitor Francisco Ferreira, Carolina Bioni Garcia Teles