Dados do Trabalho
Título
VACINAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Introdução
A política de vacinação é reconhecida como uma das intervenções mais bem-sucedidas de saúde pública no Brasil e no mundo, resultando na erradicação, eliminação e/ou no controle de várias doenças imunopreveníveis. A região de fronteira, por apresentar grande fluxo de pessoas, também apresenta grande potencial para circulação de agentes infecciosos, representando territórios estratégicos para implementar ações de vacinação. Com base nesse conhecimento, Rondônia vem realizando desde 2022 campanha de vacinação nos 9 municípios na linha de fronteira com a República da Bolívia.
Objetivo (s)
Analisar a contribuição da Campanha de Vacinação sem Fronteira para a melhoria das coberturas vacinais nos nove municípios na linha de fronteira: Guajará Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Porto Velho, Alta Floresta d´Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Pimenteiras do Oeste e Cabixi e visam contribuir para a prevenção, o controle, a eliminação e/ou a erradicação das doenças imunopreveníveis.
Material e Métodos
Estudo descritivo, realizado entre o período de 2022 e 2023, com foco na Campanha de Vacinação sem Fronteira, executada durante 10 dias ao longo da fronteira Brasil x Bolívia, com estratégia de multivacinação seletiva, concomitante nos dois países, em áreas urbanas e rurais.
Resultados e Conclusão
O número de doses aplicadas de vacinas variou em cada município em decorrência da população, das coberturas vacinais pré-existentes e das áreas remotas e de difícil acesso existentes. Em 2022 foram aplicadas 24.063 doses de vacinas, e em 2023 foram aplicadas 43.546 doses, com melhoria das coberturas vacinais de todas as vacinas trabalhadas. Vale ressaltar o importante percentual de vacinas aplicadas na população rural e de acesso remoto. Dos nove municípios de fronteira, dois receberam selo Ouro e dois Prata de boas práticas em Imunização em 2022, e um município selo ouro em 2023, decorrente da contribuição dessas Campanhas de Vacinação. Portanto, devido à relevância, bons resultados e capilaridade do atendimento, chegando até populações em áreas remotas e de difícil acesso, a ação desde 2023 foi incluída na Programação Anual de Saúde da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia.
Palavras Chave
Imunização; Campanha; Fronteira.
Área
Eixo 15 | Vacinas e imunizações
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Edglei dos Santos Dias, Ivo da Silva Barbosa, Linete Batista Braga dos Santos, Eliza Andreia da Silva Ferraz, Surlange Freire Ramalhaes, Alessandra da Silva Dantas, Adalgiza de Souza Botelho, Maria Arlete da Gama Baldez