Dados do Trabalho


Título

Perfil dos óbitos por febre hemorrágica da dengue entre 2008 e 2017

Introdução

A dengue é uma arbovirose causada pelo vírus RNA Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae. Trata-se de uma doença viral, com ocorrência recorrente em países tropicais, devido ao fator climático ser favorável a proliferação dos insetos transmissores. Nas Américas, é um problema de saúde pública, onde evoluiu de baixa endemia para hiperendemia.

Objetivo (s)

Com base na relevância da alta taxa de mortalidade registrada em anos anteriores, este trabalho tem por objetivo analisar a mortalidade por febre hemorrágica por dengue - FHD no Brasil.

Material e Métodos

O presente trabalho validou-se de um estudo quantitativo, de delineamento descritivo e retrospectivo. Os dados foram coletados no Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10, Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do sistema de informações hospitalares (SIH). Foram analisadas as variáveis: Mês, sexo, grupo etário e região. Para cálculo da mortalidade foram utilizados dados da população residente do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

Resultados e Conclusão

No período de 2008 a 2017, foram internadas por FHD, no Brasil, 29.291 pessoas. Com os resultados provenientes das análises realizadas,foi possivel observar que os meses com mais óbitos no período estimado foram março (n=465), abril (n=561) e maio (n=472), contabilizando 51,75% dos óbitos. Quanto ao sexo, observou-se predominancia sobre homens (n=1.541; 53,23%) e, em relação à faixa etária, foi observado um pico na incidencia da doença na faixa etária de 40 a 59 anos de idade. As maiores taxas de mortalidade foram registradas em Sergipe e Rio de Janeiro (2008); Espírito Santo (2009); Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2010); e Amapá (2015). Em última análise dos dados, foi possível observar alta incidência de óbitos em certos padrões, sendo a concentração dos casos nos meses março, abril e maio, explicitando a predominância dos casos nos meses quentes e húmidos e a predominância de homens na estatística de mortalidade, principalmente na faixa etária entre 40 a 59 anos.

Palavras Chave

Febre hemorrágica por dengue; Mortalidade.

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Glenio Henrique Rodrigues Moreira da Silva, Filipe Melo Da Silva, Dênio Rafael Matos Soares, Agostinho Silva Gonçalves, Karynna Maria da Silva Lima, Nicholle Akocayti Sábara Bezerra, Yasmin Ádely Carvalho Duarte, Camila Danielly Matos Silva, Sávio Henric Lopes dos santos, Lara Rebeca Piauilino Freitas de Sá, Jailson Alberto Rodrigues