Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES EM ARACRUZ, CIDADE DO INTERIOR DO ESPÍRTIO SANTO, ES
Introdução
As ações de enfrentamento às arboviroses e ao descontrole populacional do Aedes aegypti encontram na Educação em Saúde uma das mais importantes ferramentas na promoção da saúde e na sua consolidação como um direito universal, dado o potencial de promoção de mudança na saúde coletiva. As práticas de educação em saúde buscam torná-la hoje a força motriz do desenvolvimento da autonomia, do diálogo e da construção coletiva do saber e do promover de saúde.
Objetivo (s)
O objetivo deste trabalho é avaliar diferentes intervenções - entrega de material escrito, jogos sérios e rodas de conversa - em diversos grupos da comunidade escolar do município de Aracruz a fim de entender a estratégia mais adequada de direcionamento de ações de educação em saúde para o controle do vetor A. aegypti.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo metodológico de intervenção com análise qualitativa das impressões dos participantes, envolvendo produção e uso de material educativo e abordagem direta de sensibilização para controle de vetores na comunidade escolar distribuída nas quatro regiões do município (sede, orla, norte e aldeias indígenas), do município de Aracruz, região noroeste do Espírito Santo. O trabalho teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz. A divisão do município em regiões, já utilizada por diferentes setores da administração pública devido às características que as diferenciam, mostrou que seus perfis culturais também influenciam na aceitação e na preferência metodológica de abordagem de educação em saúde.
Resultados e Conclusão
As diferentes intervenções tiveram alcances distintos nos grupos analisados; os alunos tenderam à maior aceitação pelos materiais mais lúdicos, enquanto os professores e responsáveis foram mais suscetíveis aos materiais canônicos de educação. A linguagem utilizada em cada região do município também teve impacto na aceitação do material por cada grupo. Concluímos que é importante estabelecer novas formas de educação em saúde para que o público-alvo com características distintas seja sensibilizado. Além disso, é necessária maior interação entre os setores de saúde e educação do município para que as estratégias de educação em saúde tenham maior eficácia.
Palavras Chave
Arboviroses; Educação em saúde; Vigilância em Saúde Pública
Área
Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Livia Serra Selvatici, Paulo Redner, Rafaela Vieira Bruno