Dados do Trabalho


Título

Recorte longitudinal da mortalidade por leishmaniose visceral no estado do Piauí.

Introdução

A leishmaniose trata-se, na verdade, de um conjunto de doenças causadas por protozoários da família trypanosomatidae e do gênero Leishmania. As leishmanias podem ser classificadas em dois grandes grupos, sendo a Leishmania Cutânea (LC) e a Leishmania Visceral (LV).

Objetivo (s)

Adjunto a constatação da problemática  associada  à ocorrência  da  Leishmaniose  visceral no Brasil, em especial no Estado do Piauí, o presente estudo propôs-se a apresentar uma série histórica referente ao período de 2010 a 2020 da mortalidade pela doença.

Material e Métodos

O presente texto consiste em um estudo ecológico retrospectivo de abordagem quantitativa, com dados de domínio  público provenientes do departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), referentes ao período de 2010 a 2020, sobre  leishmaniose  visceral no estado  do  Piauí.  Para isto,  foram consideradas  as  seguintes variáveis: sexo, idade e cor/ raça. Para  análise  dos  dados,  foram  utilizados  métodos matemáticos descritivos  e  inferenciais.  Para verificar a associação  dos  dados, fez-se uso do teste de correlação de Friedman, adotando o nível de  significância  p <  0,05.

Resultados e Conclusão

No estado do Piauí, entre 2010 a 2020, foram notificados 85 óbitos por leishmania visceral. Referente ao sexo, os casos de óbito por LV entre homens apresentaram-se acentuados (n= 57), em relação às mulheres (n= 24). No tangente à idade, verificou-se pico de mortalidade na faixa etária de 60 e + anos (n= 19) para homens, enquanto em mulheres a maior incidência é encontrada na faixa etária de 0 a 9 anos (n= 9) . No que se refere à cor/raça, tem-se que a maior incidência de óbitos causados por LV está presente em indivíduos pardos (n= 56). Por tanto, através da análise do recorte citado foi possível verificar que a taxa de óbito por LV apresenta-se mais acentuada em homens e amena em mulheres, tendo picos de incidência em faixas etárias distintas: mulheres apresentam o pico entre 0 e 9 anos, enquanto homens entre 60 anos ou mais. Percebeu-se, tambem, que a predominância de afetados recai principalmente na população de cor/raça parda.

Palavras Chave

Leishmaniose Visceral; Mortalidade

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Glenio Henrique Rodrigues Moreira da Silva, Filipe Melo Da Silva, Denio Rafael Matos Soares, Agostinho Silva Gonçalves, Karynna Maria da Silva Lima, Lara Rebeca Piauilino Freitas de Sá, Camila Danielly Matos Silva, Nicholle Akocayti Sábara Bezerra, Yasmin Ádely Carvalho Duarte, Sávio Henric Lopes dos santos, Jailson Alberto Rodrigues